Porto Alegre, sábado, 23 de novembro de 2024
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RS: EGR apresenta projeto e canteiro de obras da nova ponte da ERS-130. Antiga estrutura foi destruída na enchente do Vale do Taquari, em maio desse ano

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Obra ganhou um novo impulso a partir do início da fabricação das vigas e lajes. Foto: Edivan Rosa

A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) apresentou, nesta quinta-feira (12/9), o projeto de construção da nova ponte da ERS-130, localizada sobre o Rio Forqueta, entre Lajeado e Arroio do Meio, após a antiga estrutura ter sido completamente destruída em decorrência da enchente que assolou o Vale do Taquari no mês de maio.

Foto: Edivan Rosa

O diretor-presidente da EGR, Luís Fernando Vanacôr, coordenou a visitação ao parque fabril e detalhou os trâmites da obra que ganhou um novo impulso a partir do início da fabricação das 24 vigas — cada uma compostas por 2,3 toneladas de ferro — num total de 26 toneladas que compõem as peças pré-moldadas que serão utilizadas no processo construtivo, cuja previsão de confecção é de quatro vigas por semana.

Durante a apresentação, Vanacôr explicou que as peças estão sendo produzidas no próprio parque fabril – uma área de 500 metros concebida rente à cabeceira sul da ERS-130 – para maior controle de qualidade, otimização e agilidade na construção da ponte. “A produção das estruturas segue um processo rigoroso, segmentado em etapas específicas. Os funcionários separam, dobram e amarram os vergalhões de aço conforme o projeto executivo. Após, as peças são montadas e levadas para outra estação de trabalho onde é feito o preenchimento em concreto. Após a cura, elas ficam prontas e aptas para serem armazenadas bem próximas ao local da obra”, salientou o dirigente.

Paralelamente, a Engedal se prepara para dar início aos estaqueamentos que darão sustentação aos sete pilares da nova estrutura. Os trabalhos estão previstos para o dia 20/09. A execução dessa fase da obra será realizada em dois formatos distintos. Para a construção das fundações localizadas fora do fluxo de água, serão implantadas estacas do tipo cravadas.

Já nas estruturas situadas dentro do leito do rio, serão estacas do tipo raiz. Para dar ainda mais agilidade nesse processo, uma segunda empresa foi contratada para executar esse serviço. “Com a atuação conjunta de duas empresas nos estaqueamentos e a produção das peças pré-moldadas em nosso canteiro de obras, estamos trabalhando com celeridade para retomar a trafegabilidade e o desenvolvimento do Vale do Taquari até dezembro”, concluiu Vanacôr.

A nova estrutura será construída com 172 metros de extensão – 51 metros maior e cinco metros acima da antiga – , além de contar com duas faixas no pavimento principal e espaço reservado à travessia de pedestres e ciclistas. O custo está estimado em R$ 14 milhões, financiada com recursos oriundos do ingresso da cobrança do pedágio da EGR.

Após a queda da ponte, a EGR mobilizou as estruturas internas, publicou o edital e assinou a ordem de início, realizando os levantamentos topográficos, coleta de amostras de solo, perfil geológico e hidrológico. Com essas informações, a EGR e a Engedal definiram o projeto, iniciou a montagem do parque fabril e a contratação de empresas para dar o suporte necessário à construção da ponte.

Etapas executadas:

2/05/2024 – Queda da ponte

20/05/2024 – Publicação da licitação

31/05/2024 – Empresa Engedal homologada

03/06/2024 – Assinatura do contrato

05/06/2024 – Assinatura da ordem de início

06/06/2024 – Início do projeto executivo

21/06/2024 – Equipes executam sondagens de solo

16/07/2024 – Início da montagem do parque fabril e do canteiro de obras

14/08/2024 – Conclusão das sondagens de solo

30/08/2024 – Conclusão do parque fabril

06/09/2024 – Início da produção das vigas e peças pré-moldadas

20/09/2024 – Início das fundações