O fio condutor desta grande obra que está prestes a ser lançada é o amor. O amor por uma pessoa que é admirada por seus pares, amigos, colegas de trabalho, familiares, artistas de todo o Brasil e por grande parte do povo gaúcho e brasileiro. O professor Ruy Carlos Ostermann tem uma trajetória de vida respeitada e recebe o carinho de toda a gente. O livro resgata, em forma de memória biográfica, a vida e a carreira de Ruy, o mais conhecido comentarista esportivo do Rio Grande do Sul, e que, para além de sua atuação na imprensa gaúcha, teve um importante papel na sociedade e nas áreas pública e cultural, com contribuição efetiva para a construção social nestas áreas. Seu legado como comentarista, homem público e membro atuante na cultura gaúcha estão presentes nesta obra, escrita pelo jornalista e também comentarista esportivo Carlos Guimarães. O livro entra dia 26 de setembro em pré-venda. Não por acaso, nesse dia o Professor Ruy Ostermann completa 90 anos. Confira em www.umencontrocomoprofessor.com.br.
Tudo começou com o encontro entre a jornalista, produtora e filha de Ruy, Cristiane Ostermann, com Diogo Bitencourt, da FootHub, plataforma de educação e gestão no futebol. O ano era 2018 e a FootHub estava encarregada de organizar programas sobre a Copa de Mundo. Obviamente, um dos primeiros nomes que surgiram para encabeçar a lista de comentaristas, foi o de Ruy Ostermann, referência para quem, como Diogo, trabalha na área do esporte. As entrevistas se mostraram tão potentes e o arsenal de histórias e de carisma do Professor Ruy são tão vastos que surgiu a ideia deste projeto, que hoje materializa-se no livro. A partir da ideia, formou-se a equipe e a estrutura do livro. Cristiane Ostermann afirma: “é uma alegria reunir profissionais que, assim como eu, amam o Ruy. Nosso desafio é documentar a trajetória desse jornalista tão importante para que seu legado possa servir de exemplo para futuras gerações. Para que possam, também, ter um encontro com um homem que marcou sua época pelo talento e pelo profissionalismo, mas, acima de tudo, pela ética e pela coerência de suas ações.”
O jornalista e comentarista esportivo Carlos Guimarães foi o nome escolhido para escrever o texto final desta biografia, composta por imensa pesquisa que reuniu gravações, diários de Ruy, suas crônicas ao longo de décadas, pensamentos, depoimentos. Tudo em uma cronologia repleta de surpresas e emoções. “É um livro que tive o cuidado de deixar o mais próximo daquilo que imagino que o Ruy escreveria. A linha do tempo é contada a partir da pesquisa, mas também de diversas situações voltadas para a personalidade dele. Foi um processo delicioso em todos os sentidos. Tem muita revelação, fatos que as pessoas não sabem e um lado que pretende apresentar o Ruy além do mito que todos conhecem. Foi o desafio da minha vida”, reflete o autor.
A intenção desta obra é resgatar a riqueza de uma história que não foi contada, transformando-a em um documento histórico para perpetuar a trajetória de um dos mais importantes personagens que a imprensa do Rio Grande do Sul já produziu. Registros fotográficos e documentais estão nas páginas da biografia, a partir do arquivo pessoal de Ruy e da família, de acervos públicos e de documentos que saíram na imprensa. O livro aborda fatos e o contexto social desde sua infância, na cidade de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, até o momento atual, em que, embora fora da grande imprensa, ainda é uma referência para todos os comunicadores. Retrata a sociedade no período em que Ostermann esteve em efetiva atuação, desde os tempos de estudante, nos anos 1940, passando pela época em que foi atleta – na década seguinte, professor, sua militância política, entre 1960 e 1990 e, por fim, sua atividade como comunicador, a partir dos anos 1960. Também muitas de suas crônicas ilustram as páginas de Ruy Carlos Ostermann – um encontro com o Professor, que chega às bancas no segundo semestre de 2024.
“A história do comentário esportivo se divide em antes e depois de Ruy Carlos Ostermann”. A frase é de outro grande comentarista de futebol no Rio Grande do Sul, Lauro Quadros. De fato, a função ganha um novo momento a partir da Copa de 1966, quando Ostermann cria uma planilha que o ajuda a desenvolver as análises dos jogos. O material serve para que o comentarista possa identificar os lances do jogo, os cartões, as faltas cometidas, as chances de gol e os acontecimentos do jogo. Antes de Ostermann, não havia planilha; o comentarista fazia, a partir de sua observação, uma leitura bem menos aprofundada e técnica da partida. No mesmo Mundial, disputado na Inglaterra, a Rádio Guaíba, emissora de rádio em que Ostermann trabalhava, não teve acesso a um dos jogos. Como esta foi a primeira Copa do Mundo transmitida pela televisão, decidiram levar a equipe para o centro de imprensa da competição, localizado em Londres, para que a narração fosse feita a partir das imagens da televisão. Surgia o off-tube ou a transmissão remota ou transmissão pelo tubo, algo que hoje é feito por diversas emissoras de rádio e TV.
A importância de Ruy Carlos Ostermann, entretanto, não é apenas instrumental. Ele também revolucionou a linguagem empregada no jornalismo esportivo. Professor de filosofia, ele resolveu empregar uma fala mais erudita, menos popular; mais sofisticada, menos coloquial. Nascia, ali, “o Professor”, alcunha que ele leva até hoje. O comentário esportivo deixava de ser uma mera observação dos fatos para se tornar mais trabalhado, mais analítico e mais bem falado e escrito.
O Professor teve como influências grandes nomes da imprensa nacional, como João Saldanha e Armando Nogueira. Com eles, companheiros de Copas do Mundo, tornou-se rapidamente o nome mais popular da imprensa gaúcha. Era uma referência nacional em uma época em que não havia a informação globalizada e os veículos locais não possuíam amplitude para todo território nacional. Logo, foi um caso à parte: um jornalista local com abrangência nacional e conhecido em todo país. Com isso, participou da programação de emissoras nacionais entre as Copas de 1978 e 2014. Era um integrante de programas da TV Globo, Sportv, TV Cultura, TV Manchete e TV Bandeirantes. Não era somente o comentarista gaúcho; era um comentarista nacional que atuava no Rio Grande do Sul.
Em paralelo à sua atividade como comunicador esportivo, foi também um brilhante jornalista cultural. Esteve à frente do programa Gaúcha Entrevista e do projeto Encontros com o Professor, disseminando a cultura do Rio Grande do Sul e convivendo com boa parte dos artistas, poetas, escritores e realizadores culturais do Brasil a partir da segunda metade do século XX. Estabeleceu laços com Erico Verissimo, Luís Fernando Verissimo, Mário Quintana, Lya Luft, Caio Fernando Abreu, Carlos Urbim, Dalton Trevisan, Josué Guimarães, Moacyr Scliar, Armindo Trevisan, Tabajara Ruas, Luiz Antonio de Assis Brasil, Sergio Faraco e outros que propagaram a cultura do estado e ganharam notoriedade nacional. Artistas com Eva Wilma, Glória Menezes, Sivuca, Antônio Fagundes, Marieta Severo, elogiaram as entrevistas de Ruy durante a década em que esteve à frente do Gaúcha Entrevista, um programa essencial para o jornalismo cultural gaúcho.
Ostermann também atuou na vida pública. Foi deputado estadual por dois mandatos e Secretário de Ciência e Tecnologia e de Educação no final dos anos 1980. Escreveu 11 livros, foi patrono da Feira do Livro de Porto Alegre e foi professor de filosofia antes de começar sua carreira, no início dos anos 1960.
Ruy Carlos Ostermann – um encontro com o Professor terá lançamentos em outubro e novembro (datas a confirmar). O livro estará disponível nas livrarias da cidade e terá distribuição de exemplares em escolas, bibliotecas e museus.
Sobre a equipe
Carlos Guimarães – Autor da biografia
Mestre em Comunicação e informação pela UFRGS, com especialização em jornalismo esportivo também pela UFRGS. Professor de jornalismo na ESPM. Comentarista da Rádio Bandeirantes. Atua há 25 anos no jornalismo esportivo do Rio Grande do Sul, com passagens por Gaúcha e Bandeirantes. É também pesquisador nas áreas de mídia, cultura, futebol e rádio. Possui três livros publicados sobre os temas.
Cristiane Ostermann – coordenadora do projeto
Jornalista (UFRGS), pós graduada em Gestão da Responsabilidade Social Empresarial, graduanda em Pedagogia (UFRGS) e produtora cultural. Certificada pelo Project Management for Development Professionals (PMD Pro), pela APMG International. Há 18 anos, coordena o Projeto MudaMundo, voltado à disseminação de valores para professores e alunos de escolas públicas. É idealizadora dos projetos socioculturais Arte por Todo Canto, Educação para as Artes, Nosso cantinho da Leitura, 60+Arte e Encontros com o Professor. É consultora na empresa Propósito – Gestão de Projetos Sociais e Culturais onde é corresponsável pelo Projeto de Educação Ambiental de Visitas à Ecobarreira do Arroio Dilúvio.
Diogo Bitencourt – produtor executivo
Administrador (ESPM) com especialização em gestão no futebol. Trabalhou no Grupo Dado Bier e é co-fundador da Prorrogação, focada na gestão de carreiras de atletas. Fundou o FootHub, plataforma de educação e gestão no futebol, onde é CEO.
Christian Farias – produtor
Jornalista, pós-graduado em Produção Audiovisual pela PUCRS. Juntamente com parceiros fundou os canais BlogBuster e Geekpedia, que juntos somam mais de 2,7 milhões de visualizações, se tornando uma referência no cenário de cultura pop, com coberturas e painéis em eventos em todo o Brasil. Em 2018 atuou como um dos fundadores do FootHub, focando em produções que envolviam o Professor Ruy Carlos Ostermann. Coescreveu dois livros, é professor de cinema e produtor audiovisual.
Ficha técnica:
Capa e design gráfico: Tavane Reichert Machado
Revisão: Press Revisão
Impressão: Gráfica e Editora São Miguel
Fotos da capa: Rogério Fernandes
Fotos do livro: arquivo pessoal
Número de páginas: 436
Assessoria de imprensa: Bebê Baumgarten Comunicação
Redes sociais: Sílvia Macedo e Gabriela Mantay
Produção: Christian Farias
Produção executiva: Diogo Bitencourt
Coordenação: Cristiane Ostermann
Ruy Carlos Ostermann – Um encontro com o Professor
Biografia de Ruy Carlos Ostermann escrita por Carlos Guimarães
Pré-venda a partir de 26 de setembro no link www.umencontrocomoprofessor.com.br
Datas dos lançamento em breve
Uma produção de Ferst & Ostermann Ltda e FootHub
Patrocínio: Grupo Zaffari
Realização: Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Governo Federal – Brasil, união e reconstrução.