Porto Alegre, sábado, 23 de novembro de 2024
img

RS: Conab doa sementes de arroz a agricultores atingidos pelas enchentes

Detalhes Notícia
Foto: Debora Beina/Divulgação

 

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) participou, nesta terça-feira (22), da abertura do plantio de arroz agroecológico e da entrega de sementes em Eldorado do Sul, na região Metropolitana de Porto Alegre. A doação de sementes de arroz, em parceria com os Ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome (MDS), atende municípios em situação de emergência e calamidade pública, em razão das enchentes ocorridas neste ano.

Ao todo, serão distribuídas mais de 245 toneladas de sementes agroecológicas e 473.500 toneladas de sementes adaptadas ao sistema orgânico, totalizando 718.840 toneladas de sementes de diversas variedades. A ação beneficiará 373 famílias e serão cultivados aproximadamente 4.000 hectares, nos municípios de Nova Santa Rita, Eldorado do Sul, Viamão, São Jerônimo e Charqueadas.

Foto: Debora Beina/Divulgação

A maior parte da produção, aproximadamente 3.600 hectares, será de arroz orgânico, e o restante será produção de transição para o orgânico, com uso de bioinsumos e demais práticas agroecológicas. Para o acompanhamento técnico, as ações contam com a parceria da Cooperativa Central dos Assentamentos do Rio Grande do Sul (Coceargs), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e da Associação da Rede de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (RedeCoop).

O evento, que foi organizado pelo Grupo Gestor do Arroz Agroecológico e pela Cooperativa dos Trabalhadores Assentados da Região de Porto Alegre (Cootap), teve a presença da ministra substituta do MDA, Fernanda Machiaveli. Também participaram a superintendente da Conab no Rio Grande do Sul, Luzia Teixeira; o gerente de operações Gilson Pereira; o assistente Antonio Matheus e o encarregado do Setor de Apoio à Logística e Gestão da Oferta, Matias Fuhr.

Como parte da programação, teve plantio de sementes agroecológicas, realizada em uma lavoura de arroz do Assentamento Irga. Depois, aconteceu um ato celebrativo com falas de autoridades e de representantes dos agricultores.