Porto Alegre, quinta, 25 de abril de 2024
img

Feira do Livro: Alex Bezerra de Menezes e Caco Belmonte debatem neste domingo os anos 90 na literatura

Detalhes Notícia

Notice: Trying to get property 'post_excerpt' of non-object in /home/felipevieira/www/site/wp-content/themes/felipevieira/detalhes-noticia.php on line 263

Escritores contam por que criaram histórias ambientadas naquela década, que hoje passa por “revival” na cultura. Uma das mesas-redondas da edição deste ano da Feira do Livro vai tratar justamente sobre abordagens dos anos 1990 na literatura brasileira. Os participantes serão o escritor pernambucano, radicado em São Paulo, Alex Bezerra de Menezes, e escritor e jornalista porto-alegrense Caco Belmonte, dois autores que se voltaram a aspectos daquela década em seus romances e contos. Será no dia 3 de novembro, domingo, a partir das 17h.

Na mesa, Alex e Caco vão contar por que criaram narrativas situadas nos anos 1990, em quais fatos históricos envolveram os personagens e que pesquisa fizeram, além de procurar identificar em que pontos suas abordagens se assemelham e em que diferem. Também vão comparar o cenário literário daquele tempo com o atual: livros marcantes lançados, o que se lia então e o que se lê agora, se para o escritor era mais difícil ou mais fácil chegar ao público, entre outras questões.

lambuja

Lambuja, está na banca da editora Metamorfose

Caco, em específico, pode dar um depoimento pessoal. É da dita Geração 90 da literatura brasileira, fez oficina literária naqueles anos e começou publicando na internet. Lançou a novela Lambuja (Metamorfose, 118 p.), em 2017, e a reunião de contos de humor No Orkut dos Outros É Colírio, em 2006, na qual, como entrega o título, ficcionalizou um fato importante do final dos anos 1990 no Brasil: o começo da disseminação da internet e os primeiros impactos que as redes sociais causaram no nosso cotidiano. Lambuja, que ele autografou na Feira do Livro de 2017, também faz alguma discussão sobre o tema, na história de um homem que reflete sobre sua vida enquanto vagueia por Porto Alegre durante um dia inteiro. Lambuja, de Caco, pode ser adquirido na banca da editora Metamorfose (banca 03, Rua dos Andradas)

Alex é autor dos contos de Incandescências, publicados em 2005, e do romance Depois do Fim (Simonsen, 190 p), de 2016. A narrativa desse romance, em que dois irmãos de comportamentos diferentes tentam recuperar uma valiosa pintura de Frans Post que teria sido dada à avó deles, ambienta-se naquela última década do século XX: os personagens, enquanto desenvolvem suas trajetórias, usam produtos que marcaram a época e comentam fatos econômicos, políticos e culturais.

Serviço:
Mesa Abordagens dos Anos 1990 na Literatura Brasileira
Onde: Feira do Livro de Porto Alegre (Sala Noé de Mello Freitas no CCCEV – R. dos Andradas, 1223)
Domingo, 3 de novembro, 17h
Participantes: Alex Bezerra de Menezes e Caco Belmonte
Mediação: Lucas Colombo