Porto Alegre, sexta, 19 de abril de 2024
img

Livros: Gilberto Jasper lança “O tempo é o senhor da razão e outras crônicas”. Sessão de autógrafos acontece dia 21, no Chalé da Praça XV

Detalhes Notícia

Notice: Trying to get property 'post_excerpt' of non-object in /home/felipevieira/www/site/wp-content/themes/felipevieira/detalhes-noticia.php on line 263

O jornalista Gilberto Jasper Jr. lança, no dia 21 de novembro, seu primeiro livro. “O tempo é o senhor da razão e outras crônicas” é a coletânea de mais de 40 anos de atividade como repórter, subeditor, consultor e assessor de imprensa.  Se você o conhece, tenho certeza qua vai assinar embaixo, se você não o conhece, lamente porque você não tem entre seus amigos um sujeito  Amigo – com A maiúsculo -, bom caráter, marido e pai zeloso. O Jasper é uma rara unanimidade na imprensa gaúcha. Não conheço ninguém e se um dia conhecer – ficarei desconfiado da pessoa -, que não rasgue elogios para o alemão de Arroio do Meio. Somos amigos desde a década de 1990, quando praticamente iniciamos juntos na RBS. Ele no jornal Zero Hora, eu na Rádio Gaúcha. Já li em diferentes lugares, muito dos textos que agora estão reunidos em um livro. O que é ótimo, porque facilita a organização e faz com que a gente tenha acesso mais rápido a inteligência, ideias e bom humor  dele.

A obra está dividida em temas: amigos, futebol, memória, política, jornalismo, sociedade e família. O lançamento ocorre no Chalé da Praça XV, no Centro Histórico de Porto Alegre, a partir das 18h30min. O livro também pode ser adquirido com antecedência pela internet, através das redes sociais do autor, e entregue em casa.

74895973_689095841612462_7094309413393006592_n

Trecho de “O tempo é o senhor da razão”, crônica que dá nome ao livro:

Meu pai morreu com 52 anos e levou como frustração não ter visto seu filho mais velho ser advogado ou administrador de empresas. Desde cedo exibi pendores da minha facilidade em escrever. Isso me valeu a conquista de alguns “concursos de redação/composição”, como se dizia à época, com medalhas e diplomas.

A pressão para que os filhos sigam a profissão dos pais já não é mais a mesma de antigamente. Felizmente! Quando nasci, em 1960, era comum que a escolha da carreira fosse a extensão da vontade dos responsáveis. Hoje existe mais liberdade, até porque – é preciso reconhecer! – o leque de opções é muito maior…”

Gilberto Jasper, 59 anos, trabalhou em diversos veículos do Interior do Estado e por 11 anos no jornal Zero Hora. Como assessor de imprensa atuou com os ex-governadores do Estado Antônio Britto e Germano Rigotto, bem como na Presidência do Tribunal de Justiça por quase sete anos e por duas vezes na Presidência da Assembleia Legislativa. Também prestou consultoria em Comunicação para o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e com o atual deputado estadual Sebastião Melo na presidência da Câmara Municipal e na prefeitura de Porto Alegre. Atualmente é coordenador de Comunicação do deputado estadual Tenente-Coronel Zucco. Jasper publica suas crônicas em cinco veículos do Interior – O Alto Taquari (Arroio do Meio), Informativo do Vale (Lajeado), Bom Dia (Erechim), Gazeta do Sul (Santa Cruz do Sul) e O Farroupilha (de Farroupilha), além do site de Ricardo Orlandini. É, ainda, colaborador esporádico do Correio do Povo e Zero Hora.