Porto Alegre, sábado, 23 de novembro de 2024
img

Estado terá parceria de programa da ONU para modernizar sistema de compras e gestão patrimonial

Detalhes Notícia

Notice: Trying to get property 'post_excerpt' of non-object in /home/felipevieira/www/site/wp-content/themes/felipevieira/detalhes-noticia.php on line 263

Em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o governo do Estado irá implantar um amplo projeto de cooperação técnica para qualificação de setores da gestão pública.

Fruto de tratativas lideradas pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) desde o início do ano, a parceria será formalizada pelo governador Eduardo Leite nesta segunda-feira (11/11), em Brasília. Os principais focos do projeto estão voltados para a modernização do sistema estadual de compras públicas, ao aprimoramento da gestão documental e do patrimônio no Estado.

Conforme a secretária de Planejamento, Leany Lemos, a parceria com o programa da ONU representa uma grande oportunidade de fortalecimento das capacidades das equipes que atuam nas áreas de orçamento e gestão no governo gaúcho.

“O Pnud tem uma rede de escritórios e centros de conhecimentos internacionais onde estão presentes experiências e metodologias inovadoras já desenvolvidas para a valorização profissional dos servidores”, acrescentou.

Leany destacou que o projeto contempla também a realização de um novo modelo de gestão do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre, onde estão concentradas boa parte das secretárias e demais órgãos do governo gaúcho.

A parceria permitirá um novo leque de atuação para a Escola de Governo (EGov), vinculada à Seplag e que passou por uma completa remodelação recentemente. A partir da cooperação do Pnud, haverá um compartilhamento de boas práticas nacionais e internacionais em gestão pública e o desenvolvimento de um plano de capacitação dos servidores. “Estamos estruturando uma rede de escolas no governo, o que permitirá multiplicar estas iniciativas para diferentes áreas do governo”, explicou Leany.

O evento terá as participações do diretor da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Ruy Pereira, e da representante do escritório do Pnud no Brasil, a hondurenha Katyna Argueta. A assinatura está marcada para as 10h30min, na sede da agência.