Porto Alegre, quinta, 18 de abril de 2024
img

Porto Alegre: UFRGS homenageará Luis Fernando Verissimo nesta terça-feira no 1º Prêmio do Centro Cultural da UFRGS

Detalhes Notícia

Notice: Trying to get property 'post_excerpt' of non-object in /home/felipevieira/www/site/wp-content/themes/felipevieira/detalhes-noticia.php on line 263

Aos 83 anos e com uma vasta coleção de crônicas, textos humorísticos, romances e obras publicadas por todo o país e pelo mundo, Luis Fernando Verissimo será o homenageado do 1º Prêmio do Centro Cultural da UFRGS. A cerimônia ocorrerá nesta terça, 12.  A distinção é uma justa homenagem a um dos maiores intelectuais que o Brasil produziu nas últimas décadas. A cerimônia ocorrerá  nesta terça-feira,12 , às 19h, com entrada livre, no Centro Cultural da UFRGS. (Rua Eng. Luiz Englert, 333)

O Centro Cultural receberá na data dedicada ao escritor diversos artistas da cena cultural de Porto Alegre. Os atores Anderson Vieira, Ilana Kaplan e Mirna Spritzer lerão, ao lado do diretor de cinema Jorge Furtado, textos escritos ao longo da trajetória de Verissimo e selecionados pelo professor Giba Assis Brasil. A performance musicada ficará a cargo de uma dupla de peso, com um toque especial de jazz com o pianista Ras Vicente e o trompetista Luiz Fernando Rocha (membro do saudoso Jazz 6, grupo formado nos bares porto alegrenses e que contava com o filho de Erico Verissimo no sax alto).

75521961_3051306368217520_1912420032055345152_n“Tivemos a ideia de organizar o prêmio a fim de fazer um tributo aos difusores culturais, a quem promove a arte e a cultura de maneira geral. A universidade distingue os pesquisadores e valoriza esse aspecto, no entanto, penso que faltava uma homenagem da UFRGS a personalidades que se tornam de certa forma embaixadores do Rio Grande do Sul país afora, como é o caso do Luis Fernando”, afirma Claudia Boettcher, diretora do Centro Cultural e do Departamento de Difusão Cultural da UFRGS.

De modo a prestar a honra ao mestre de obras como O analista de Bagé e As mentiras que os homens contam, o 1º Prêmio Centro Cultural da UFRGS será uma escultura feita pelo artista Mauro Fuke. O trabalho, feito em madeira, será revelado ao público na cerimônia de entrega e será baseado nas espécies florestais que nomeiam as salas do Centro Cultural.

A ideia de outorgar este prêmio surgiu a partir da iniciativa da diretora do Centro Cultural e da coordenadora de Programação do espaço, Lígia Petrucci, em conversa informal. A produtora cultural da universidade ilustra que o nome de Luis Fernando Verissimo foi o primeiro e único pensado pela dupla. “Quando pensamos em fazer esse tipo de premiação, nosso nome prioritário foi o do Luis Fernando. Ele é um dos maiores cronistas do nosso país e completou em 2019 a marca de 50 anos de textos jornalísticos. Além disso, ele é uma voz fundamental para a nossa sociedade. Seus escritos que combinam humor, reflexões filosóficas e políticas são guiados por uma grande inteligência que é a dele. Nós temos que agradecer por termos uma pessoa como o Luis Fernando, que é lido por todo o Brasil. O nosso Verissimo”, argumenta Petrucci.