Porto Alegre, terça, 19 de outubro de 2021
img

BandNews TV estreia a série “Mar Brasil” com Tamara Klink neste domingo

Detalhes Notícia

Notice: Trying to get property 'post_excerpt' of non-object in /home/felipevieira/www/site/wp-content/themes/felipevieira/detalhes-noticia.php on line 263

O BandNews TV estreia uma nova série documental neste domingo (24). Às 12h, o canal exibe o primeiro de cinco episódios de “Mar Brasil”. A produção conta com apresentação de Tamara Klink, 22 anos, filha do navegador Amyr Klink. Apesar da pouca idade, ela já é considerada navegadora Sênior, com conhecimentos em glaciologia, geologia, biologia e sustentabilidade dos mares. Por isso, fala com autoridade sobre o mar. Tamara praticamente cresceu entre barcos e expedições. Com mais de 200 palestras no currículo. Ela estuda arquitetura naval na França e segue em sua missão de conscientizar outros jovens sobre o tema e chama-los à ação. A Navegadora também é colunista do site Extremos e se mantém ativa nas redes sociais.

A série, que é primeira produção independente desde a criação de faixas dedicadas aos documentários, mostrará como cientistas, universidades, ONGs, pescadores e comunidades tradicionais estão mobilizados para identificar as principais ameaças ao oceano. A produção destaca iniciativas de combate a destruição e formas de preservação da vasta biodiversidade do mar brasileiro, das águas profundas à zona costeira do Atlântico Sul.
O primeiro programa da série conta com participação especial do navegador Amyr Klink e mostra como as mudanças climáticas estão afetando tanto a biodiversidade marinha quanto as comunidades costeiras. Os efeitos do aquecimento do mar são sentidos em todo litoral: Barra do Ararapira (SP) já sucumbiu à elevação do nível do mar; em Tamandaré (PE), jangadeiros e biólogos trabalham juntos para proteger os recifes de corais; em alto-mar, pesquisadores do Instituto Oceanográfico/USP instalam estações oceanográficas para monitorar o Atlântico Sul e estes impactos.

A cada episódio, a atração traz soluções inovadoras e diferentes estratégias de ação, como adotar técnicas sustentáveis de pesca, ampliar as áreas de proteção marinha e instalar sistemas de boias para monitorar o que acontece em alto mar, entre outras. A produção é da Ocean Films e tem parceria com o Instituto Oceanográfico da USP. A equipe de “Mar Brasil” mergulhou de cabeça no tema. Os mares cobrem 70% da superfície da Terra e produzem mais da metade do oxigênio do planeta. Mares e oceanos são essenciais para a vida humana.  No Brasil, mais de 80% das espécies exploradas na costa brasileira estão ameaçadas pela pesca predatória e ilegal, correndo o risco de extinção. Dez milhões de toneladas de lixo chegam ao mar todos os anos, poluindo e colocando em risco todo o ecossistema, e o turismo predatório destrói reservas naturais.

 

unnamed(18)“Mar Brasil”
Estreia: Domingo, 24 de novembro, às 12h
Clique aqui e confira a programação da BandNews TV

Facebook

Twitter

Instagram

YouTube