Porto Alegre, sexta, 19 de abril de 2024
img

Estudantes gaúchos são medalhistas em olimpíada mundial de matemática na China

Detalhes Notícia

Notice: Trying to get property 'post_excerpt' of non-object in /home/felipevieira/www/site/wp-content/themes/felipevieira/detalhes-noticia.php on line 263

Três dos seis alunos da Escola Sesi de Ensino Médio de Gravataí que participaram da World Mathematics Team Championship, em Pequim, na China, retornaram da competição com medalhas na bagagem. Luís Gabriel Figueiredo Gomes, do primeiro ano; Arthur Matias Graeff, do segundo, conquistaram medalha de prata, e Amanda Petter, do terceiro, ficou com medalha de bronze na 10ª edição da competição. A olimpíada internacional de matemática teve a participação de 1.050 estudantes de Austrália, Brasil, Bulgária, China, Filipinas e Malásia. É a primeira vez que estudantes gaúchos entram nessa disputa.

Resultados como os obtidos na China têm feito parte da realidade dos alunos das Escolas Sesi. Desde 2014, com o início da unidade de Pelotas, foram cerca de 60 premiações em eventos científicos de abrangência nacional e internacional – incluindo 32 nas áreas de Ciências da Natureza, Matemática e Engenharia. As Escolas Sesi são uma iniciativa do setor industrial do Rio Grande do Sul, destinadas especialmente para filhos de industriários.

Além de Gravataí, as Escolas Sesi de Ensino Médio estão localizadas em Sapucaia do Sul, Pelotas, Montenegro e, a partir de 2020, São Leopoldo, têm como proposta educacional o desenvolvimento de competências e habilidades por meio de projetos de pesquisa, instrumentalizado por diferentes tecnologias e alicerçado pela compreensão da cultura juvenil. A matriz curricular diferenciada tem carga horária superior em Ciências da Natureza e Matemática e busca promover o aprendizado não só pelo repertório de conteúdos, mas por meio da capacidade de relacioná-los à interpretação e à resolução de problemas da sociedade e da indústria.