Porto Alegre, quarta, 27 de novembro de 2024
img

Otimista, indústria gaúcha projeta mais investimentos em 2020

Detalhes Notícia

Pesquisa de Investimentos realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) revelou que, para 2020, 78,2% das empresas gaúchas pretendem investir, especialmente na aquisição de novas máquinas e equipamentos, além da manutenção e da atualização daqueles em uso, com o objetivo de melhorar o processo produtivo. Em 2019, esse percentual ficou em 64,4%.

“Os resultados, tanto de 2019 quanto da perspectiva para 2020, acompanham o desempenho da economia no País. Contando com a expectativa de crescimento da economia, espera-se um quadro mais favorável para os investimentos industriais gaúchos no próximo ano”, afirma o presidente da Fiergs, Gilberto Porcello Petry.

Em 2019, 53,3% das empresas conseguiram cumprir a meta e realizar os investimentos – principalmente em aquisição de máquinas e equipamentos – conforme o planejado no início do ano, o maior patamar desde 2013, e 14,1 pontos percentuais acima de 2018. Segundo os empresários consultados na pesquisa, a reavaliação da demanda doméstica (para 56,8% das companhias) e o aumento inesperado do custo previsto (citado por 34,1%) foram os dois maiores motivos para a realização parcial ou o adiamento dos investimentos planejados, mas a grande dependência por recursos próprios também comprometeu.

Leia mais no Jornal do Comércio