Porto Alegre, terça, 07 de dezembro de 2021
img

Câmara dos EUA aprova pedido de impeachment contra Trump

Detalhes Notícia

A Câmara dos Estados Unidos aprovou, na noite desta quarta-feira, o pedido de impeachment contra o presidente Donald Trump. Agora, o afastamento do presidente vai ser decidido pelo Senado, para onde o processo segue e onde há maioria republicana, teoricamente a favor do atual governo.

O pedido de impeachment contra Trump refere-se a abuso de poder e obstrução do Congresso. O presidente norte-americano pediu investigação contra Hunter Biden ao presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.

Eram necessários 216 votos para a aprovação do impeachment. Ao final da sessão, foram contabilizados 230 favoráveis ao impeachment, e 197 contra.

Ainda não há data para a realização da votação no Senado. No entanto, a tendência é que aconteça no mês de janeiro. Trump é o terceiro presidente dos Estados Unidos a sofrer pedido de impeachment na história. Bill Clinton e Andrew Johnson foram absolvidos pelo Senado, e se mantiveram no cargo.

O Senado soma 100 congressistas, dos quais 53 republicanos, 45, democratas e dois, independentes. Para que Trump perca o mandato, é preciso que um terço dos senadores – 67 – vote a favor do impedimento.

Leia a reportagem completa no site da Rádio Guaíba.