Porto Alegre, sexta, 19 de abril de 2024
img

Porto Alegre: Site do IPTU registra mais de 200 mil acessos em três dias

Detalhes Notícia

Notice: Trying to get property 'post_excerpt' of non-object in /home/felipevieira/www/site/wp-content/themes/felipevieira/detalhes-noticia.php on line 263

O desconto de 10% oferecido aos contribuintes que pagarem antecipadamente o IPTU 2020, até 3 de janeiro, tem gerado alta procura por informações no site do IPTU e já supera a expectativa da Secretaria Municipal da Fazenda (SMF). Desde a última sexta-feira, 20, foram registrados 200.633 acessos à página principal e 121.629 acessos à página com link para emissão de guia. A Loja de Atendimento da Fazenda também recebe um grande número de pessoas: 1,3 mil contribuintes por dia. Normalmente, a média é de 800 pessoas/dia.

Para o secretário municipal da Fazenda, Leonardo Busatto, o desconto de 10%  é vantajoso e o site é o mais transparente do país. “O contribuinte consegue tirar suas dúvidas e ser bem esclarecido sobre como funciona o novo IPTU”, diz.  Entre os serviços no site estão a Geração da guia do IPTU; Entenda o Cálculo, para que o cidadão verifique o detalhamento do valor do seu IPTU; Saiba mais, com perguntas e respostas para dúvidas frequentes, além do IPTU nos Bairros, que traz uma tabela com a arrecadação e inadimplência por bairro.

Guias pelos Correios – As guias de pagamento começaram a ser enviadas pelos correios nesta segunda-feira, 23,  mas podem ser acessadas no site informando a inscrição do imóvel. Para obter a inscrição, basta informar o CPF do proprietário e o número do imóvel.

Rede bancária – Bancos conveniados com a prefeitura (Caixa Econômica Federal, Banrisul, Banco do Brasil, Bradesco, Citibank, Itaú, Santander, Sicredi, Banco Original) e lotéricas.

Funcionamento da  Loja de Atendimento – Na terça-feira, 24 de dezembro, o atendimento aos contribuintes será das 9h às 11h30min, exclusivamente para a emissão de guias de IPTU. Na terça-feira, 31 de dezembro, não haverá  expediente. Nos demais dias úteis o atendimento será normal, das 9h às 16h.

Atenção – A Loja de Atendimento não recebe valores de pagamento, portanto as guias deverão ser pagas durante o horário de funcionamento dos bancos ou lotéricas.

Os serviços da Loja de Atendimento estarão disponíveis nos dias informados e também está sendo oferecida gratuitamente a impressão de guias do IPTU 2020 para os contribuintes. As guias podem ser acessadas no site

Loja de Atendimento:
Travessa Mário Cinco Paus, s/nº – Centro Histórico
156 (opção 4)