Porto Alegre, terça, 16 de abril de 2024
img

Série de reconhecimentos marca ano do Hospital Moinhos de Vento

Detalhes Notícia

Um ano e tanto”. As palavras do superintendente executivo do Moinhos de Vento, Mohamed Parrini, resumem as conquistas e os avanços em 2019. Da gestão às melhores práticas, o hospital ocupou posições de destaque em premiações, avaliações e rankings, fechando o ano entre as melhores empresas para se trabalhar no Rio Grande do Sul e no Brasil.

As avaliações e os resultados, de acordo com Parrini, refletem os investimentos em tecnologia e na qualificação da infraestrutura, da gestão, do corpo diretivo e dos profissionais. “Mesmo em um momento de dificuldades e crise no país, decidimos crescer. Esses reconhecimentos reforçam a nossa posição perante o mercado gaúcho e brasileiro, e indicam que estamos no caminho certo”, frisa.

Entre as iniciativas para qualificação do hospital, em 2019, o superintendente executivo menciona o investimento na Cirurgia Robótica, no segundo sistema TrueBeam, na nova Emergência Pediátrica e no Centro de Fertilidade. “Foram aplicados mais de R$ 250 milhões nos últimos quatro anos”, resume.

Um dos destaques de 2019 foi a conquista de posição no ranking das “500 Maiores do Sul”, publicado pela Revista Amanhã em parceria com a PwC Brasil. O Moinhos figura na terceira colocação no segmento saúde. “Essa é uma das mais relevantes pesquisas do país. Focamos em melhorias nos modelos de governança e gestão, e os resultados estão aparecendo”, salienta.

O Moinhos também ocupa, no Anuário Época Negócios 360º, a 9ª colocação nacional entre as melhores instituições no segmento da saúde e a primeira no Rio Grande do Sul – entre as companhias da Região Sul, alcançou a 16ª posição. A mesma pesquisa posicionou o hospital em 21º lugar no quesito governança corporativa e em 13º em inovação no setor da saúde. A avaliação ainda aferiu o desempenho na área financeira e de melhores práticas.

 

Melhor hospital gaúcho para trabalhar

O Moinhos de Vento foi eleito, em 2019, o terceiro melhor hospital para trabalhar no Brasil. O ranking, elaborado pela Great Place to Work (GPTW), aponta a instituição como a única representante gaúcha entre as dez avaliadas. A pesquisa foi elaborada com base em respostas de clima aplicada aos colaboradores no primeiro semestre do ano e permitiu comparar a performance com as demais organizações do segmento.

A gestão de pessoas – avaliada inclusive na pesquisa da GPTW – foi reconhecida pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) – RS. A entidade conferiu ao Moinhos o prêmio Top Ser Humano pela iniciativa Líder Comunicador. O projeto ofereceu melhores condições de trabalho e maior engajamento das equipes. O reconhecimento da ABRH é uma das maiores distinções do país na área de recursos humanos.

 

Reconhecimentos para além das fronteiras

A Revista América Economía traz o Moinhos na terceira colocação entre os brasileiros e na 11ª posição na edição deste ano do Ranking dos Melhores Hospitais da América Latina. O resultado levou em consideração 58 hospitais e clínicas latino-americanos, avaliando dimensões como segurança e dignidade do paciente, capital humano, eficiência, gestão do conhecimento e experiência do paciente.

Outros três reconhecimentos nacionais vieram durante o ano. O projeto arquitetônico da nova Emergência Pediátrica Elone Schneider Vontobel e a implantação do Tele UTIP foram agraciados, respectivamente, com os prêmios Health ARQ e Health IT. A instituição ainda foi eleita, na categoria Responsabilidade Social, pelo prêmio Excelência em Saúde 2019 por projetos relacionados ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS).

 

Profissionais garantem selo de qualidade

Os reconhecimentos não ficaram restritos apenas à instituição. Colaboradores também estiveram entre os homenageados. São os casos dos enfermeiros e técnicos em enfermagem. Os profissionais foram certificados pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e garantiram ao Moinhos o selo de qualidade do Sistema Cofen. O hospital foi o primeiro da Região Sul e o oitavo do país a receber a distinção.

 

Gestão certificada por ISO

O Moinhos de Vento recebeu a ISO 9001 em Administração Hospitalar. Da mesma maneira, as áreas médico-assistenciais estão com os processos validados pela Joint Commission International (JCI). É a única instituição do Rio Grande do Sul a possuir as duas certificações de qualidade. “Essas conquistas demonstram o quanto evoluímos e temos um sólido sistema de gestão”, conclui Mohamed Parrini.

Crédito das fotos: Divulgação Hospital Moinhos de Vento