Porto Alegre, sexta, 20 de maio de 2022
img

Bento Gonçalves apresenta queda nos índices de criminalidade em 2019

Detalhes Notícia

Devido ao intenso trabalho de segurança em Bento Gonçalves, as estatísticas relativas a crimes de roubo, furto e arrombamentos apresentaram queda neste ano. Segundo dados da Secretaria de Segurança, de janeiro a dezembro deste ano, o Município registrou queda de 61,46% nos casos de roubo a estabelecimento comercial, 36,07% furto e roubo de veículos e 56,61% em arrombamentos, se comparado ao mesmo período de 2018.

Conforme o Secretário de Segurança, capitão Diego Caetano de Souza, os índices de homicídios encontram-se estáveis, sendo que setembro, outubro e novembro os dados foram menores do que em 2018. “Os índices de homicídio para a cidade de Bento Gonçalves encontram-se estáveis desde agosto. Em setembro tivemos a menor média dos últimos 11 anos se considerarmos o Painel de Resultados da Brigada Militar”, disse.

O planejamento de ações conjuntas entre as forças de segurança e informações do setor de inteligência auxiliam no planejamento das operações, sendo um dos fatores que contribuíram para queda dos índices.

A Polícia Civil montou uma força tarefa com reforço de efetivo de Caxias do Sul, Farroupilha e Garibaldi com a finalidade de investigar os homicídios. Além disso, a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Bento Gonçalves (DPPA) conta com reforço de policiais, também oriundos de outras cidades, reforçando o órgão na operação verão.

Também, desde o início de dezembro, o 3º BPAT realiza a Operação Papai Noel, que opera junto ao POE, ROCAM, Guarda Civil Municipal e Agentes Municipais de Trânsito. O emprego estratégico da Brigada Militar, em pontos e horários específicos, busca coibir crimes como furtos e roubos a pedestres e, também, a estabelecimentos comerciais. Além do efetivo, a cidade recebeu 14 policiais vindos de Porto Alegre.

A Serra passou a contar com o 4º BPChoque, o batalhão com 110 policiais militares, divididos em quatro pelotões, atende 66 municípios da região. A unidade tem no comando o Major Álvaro Martinelli.

Guarda Civil Municipal
Para garantir a segurança dos munícipes, a Guarda Civil Municipal (GCM) realiza diversas ações de patrulhamento preventivo nos bairros da Cidade. As operações, que visam estreitar a relação entre o órgão e a população, são constantes e itinerantes, de acordo com a necessidade de cada região. Desde o início dos trabalhos a Guarda realizou cerca de 1000 autuações.

Investimentos
Neste ano, através de emenda da bancada Gaúcha, o Município recebeu cinco viaturas para a Brigada Militar e três fuzis para a Polícia Civil. Além de 14 câmeras de videomonitoramento e coletes. Em Bento Gonçalves, por meio da Administração Municipal, foram instaladas 43 câmeras de videomonitoramento, dessas, oito estão com o sistema LPR, que realiza a identificação de veículos furtados e roubados.

Além disso, a Prefeitura instalou 240 quilômetros de fibra óptica, possibilitando o monitoramento das comunidades do interior. O Poder Público também é responsável pela manutenção de todas as câmeras de videomonitoramento.

O monitoramento é realizado no Centro Integrado de Operações, instalado na sede do 3º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (3º BPAT). A Prefeitura conta ainda com 49 servidores cedidos para as forças de segurança.