Porto Alegre, sábado, 20 de abril de 2024
img

RS Criativo lança novo edital em janeiro

Detalhes Notícia
 A Secretaria da Cultura, através do Programa RS Criativo, em parceria com a Secretaria Especial da Cultura, torna público que receberá inscrições para o Edital de Chamamento do 2º Ciclo de Residência Criativa – de 15 de janeiro a 15 de fevereiro de 2020, em nosso site – www.cultura.rs.gov.br> rs criativo.
O edita selecionará empreendimentos criativos que serão apoiados por 12 meses, recebendo acompanhamento permanente da equipe do programa – Hub Criativa Birô (3º andar da Casa de Cultura Mario Quintana) para o desenvolvimento das atividades.
Os projetos selecionados terão direito de ocupar gratuitamente salas compartilhadas de trabalho, de usar a chancela do RS Criativo e participar de eventos, capacitações e ações de networking. O objetivo é contribuir para a criação e consolidação de empreendimentos sustentáveis, com produtos e serviços inovadores no âmbito da economia criativa do Rio Grande do Sul.
Poderão participar como proponentes da Chamada Pública pessoas físicas residentes e/ou domiciliadas no Rio Grande do Sul, demonstrando comprovada atuação no setor da cultura e/ou economia criativa e responsável direto pelo desenvolvimento do empreendimento. Serão selecionadas 20 propostas de empreendimentos da economia criativa – cinco delas do interior do Estado.
Cada empreendedor terá direito ao uso da infraestrutura completa do RS Criativo, sem custo de manutenção e desenvolvimento do empreendimento através de reuniões de avaliação e acompanhamento da equipe do RS Criativo, resultando em encaminhamento para consultorias. Além disso, vaga prioritária em treinamentos coletivos e eventos realizados no espaço, articulação com os empreendedores residentes e parceiros, networking com profissionais de diversos setores através da realização de encontros e conversas.
O empreendedor, ao integrar-se ao 2º Ciclo de Residência Criativa, participará de uma importante fase de amadurecimento, validação e ajuste de seu projeto, além da possibilidade de potencializar o intercâmbio com outros setores da economia criativa, aproveitando oportunidades que surgirão nesse ambiente colaborativo.  É também um caminho possível para o empreendedor criativo conhecer melhor a sua singularidade e fazer conexões com outros setores.
Portanto, o II Ciclo de Residência Criativa configura-se através de encontros entre pessoas, gerando experiências ricas e construtivas, no intuito de pensar as estruturas de empreendimentos no contexto das novas economias. O desdobramento pretendido é um processo vivo e aberto, que articula afetos, ideias, talentos, territórios e potenciais de transformação. O acolhimento e a vivência desses empreendimentos possibilitarão exercícios de projeção para o aprimoramento contínuo dos mesmos.
Mais informações através do telefone (51) 3221-0922 ou pelo e-mail