Porto Alegre, sexta, 19 de abril de 2024
img

Porto Alegre: 29ª Festa da Uva e da Ameixa começa neste sábado em Belém Velho

Detalhes Notícia

A 29ª Festa da Uva e da Ameixa começa neste sábado, 11, reforçando a tradição da cidade no plantio das frutas.  O evento prossegue no domingo, 12, e no próximo fim de semana, 18 e 19 de janeiro, no CTG Estância da Figueira (rua Doutor Vergara, 5.345, bairro Belém Velho), das 9h às 20h. É uma realização dos produtores rurais e da Associação Comunitária Belém Velho (Ascobev), com apoio institucional da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) e do Escritório Municipal da Emater. O evento terá acesso gratuito e contará com bancas comercializando as frutas. A previsão é que o quilo de uva e de ameixa seja vendido entre R$ 8 e R$ 9.

“Temos uma produção primária de muita qualidade, que valoriza nossa região e permite comercializar diretamente com o consumidor, o que reduz o custo de forma significativa. Além disso, é impensável para muitas pessoas que Porto Alegre tenha tanta riqueza rural a poucos quilômetros do Centro. É impressionante prestigiar o agronegócio dentro de uma grande cidade”, ressalta o secretário municipal adjunto de Desenvolvimento Econômico, Leandro Balardin. Ele lembra que Porto Alegre é a  segunda capital com maior extensão rural do país, atrás apenas de Palmas, no Tocantins. Sua área rural demarcada tem 4,1 mil hectares, o equivalente a 8,28% do território da cidade.

Anfitriã da abertura da colheita, a família Balestrin administra propriedade no bairro Vila Nova, Zona Sul da Capital, desde 1896. Originalmente pertencente aos pais de Marina Balestrin de Menezes, a área possui cerca de 1 mil pés de uvas dos tipos niágara rosa e branca, e francesa preta. Há 60 anos, Marina toca a produção ao lado do marido, Ari Menezes, e do filho Marcos Balestrin. A família comemora a safra. “Mesmo que o clima tenha nos prejudicado, vamos ter uma colheita satisfatória”, celebra Marina.