Porto Alegre, quarta, 20 de outubro de 2021
img

Vendas do comércio varejista crescem no Rio Grande do Sul em novembro

Detalhes Notícia

O volume de vendas do comércio varejista cresceu 2,0% no Rio Grande do Sul na passagem de outubro para novembro de 2019. Ante novembro do ano anterior, a alta foi de 0,3%. No País, o setor cresceu 0,6% no mês e 2,9% na comparação anual, segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Foi a sétima alta consecutiva do indicador na média nacional, que acumula alta de 3,3% no período. O comércio também teve altas na média móvel trimestral (0,5%), na comparação com novembro de 2018 (2,9%), no acumulado de janeiro a novembro de 2019 (1,7%) e no acumulado de 12 meses (1,6%).

A alta em novembro foi impulsionada pelas promoções da Black Friday e puxada por quatro das oito atividades pesquisadas, com destaque para artigos farmacêuticos, médicos, de perfumaria e cosméticos (4,1%). Também tiveram alta outros artigos de uso pessoal e doméstico (1%), móveis e eletrodomésticos (0,5%) e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (2,8%).

Leia mais no Jornal do Comércio