Quem passa pelo trecho 3 da Orla do Guaíba, entre o arroio Dilúvio, próximo ao Anfiteatro Pôr-do-Sol, e o Parque Gigante, em Porto Alegre, já nota diferenças no cenário urbano. O motivo é que, desde outubro, o consórcio ACA/RGS, vencedor da licitação para revitalização do espaço, vêm promovendo uma série de intervenções no local.
De lá para cá, com condições climáticas favoráveis, somadas ao horário estendido de serviço das equipes de trabalho, as obras de revitalização do trecho já estão bastante avançadas. Atualmente, cerca de 65% dos serviços de canteiros de obras já foram executados, e os de terraplanagem e contenção em gabiões já ultrapassam 50%. A revitalização do espaço está orçada em R$ 46 milhões.
Assim como o trecho 1, entregue em 2018, o trecho 3 também é de autoria do arquiteto Jaime Lerner. A área de intervenção, de cerca de 14,6 hectares, prevê aproximadamente 200 vagas de estacionamento no canteiro central da avenida Edvaldo Pereira Paiva, mais de 550 árvores dos tipos cedros, figueira, jerivá, cerejeira e coronilha, três estruturas de bares idênticas às já em funcionamento no trecho 1, quadras para prática esportiva, vestiários e a maior pista de skate da América Latina, certificada pela Confederação Brasileira de Skate e pelo Comitê Olímpico Brasileiro.
Leia mais no Jornal do Comércio