Porto Alegre, quinta, 18 de abril de 2024
img

RS: MUSEU MAIS ANTIGO DO RIO GRANDE DO SUL SERÁ RESTAURADO EM 2021

Detalhes Notícia

Visitar o Museu Julio de Castilhos, no Centro de Porto Alegre, é sentir a vivacidade da história do Rio Grande do Sul. No casarão de 1887, estão guardadas peças que remetem a mulheres e homens farroupilhas, chimangos, maragatos, negros, indígenas e imigrantes de diversas origens, todos formadores desse mosaico de identidades da cultura gaúcha. A casa onde morou o governador gaúcho pioneiro da defesa da República é o equipamento cultural mais antigo do Estado, transformado em museu em 30 de janeiro de 1903.

Rumo ao futuro, o museu vem adotando uma série de medidas para que toda essa carga histórica permaneça pulsante. A principal é a restauração completa dos dois prédios (a casa ao lado foi incorporada pelo museu em 1975), prevista para iniciar em 2021. O restauro será possível devido ao aporte financeiro de R$ 10,5 milhões que a Secretaria de Estado da Cultura conseguiu em 2019 via edital do Fundo de Defesa de Direitos Difusos do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A conquista é significativa, na medida em que o projeto prevê a construção de um terceiro prédio anexo, para onde serão realocadas as reservas técnicas do museu. É lá que ficará a maior parte do acervo de 10 mil peças, formado por instrumentos bélicos e musicais, veículos, fotografias, documentos, indumentária e objetos, alguns datados de centenas de anos.

Leia mais no Jornal do Comércio