Porto Alegre, domingo, 22 de setembro de 2024
img

Oposição propõe 37 mil emendas para tentar bloquear reforma da Previdência na França; O Globo

Detalhes Notícia
Batalha por Reforma da Previdência, ponto central da agenda de Macron, começa no Parlamento da França. Foto: Fórum Econômico Mundial / Boris Baldinger

Uma prioridade da agenda do presidente da França, Emmanuel Macron, o projeto de reforma do sistema de aposentadorias francês começou a ser discutido na Assembleia Legislativa do país nesta segunda-feira. Uma batalha entre oposição e governo, que tem a maioria para aprovar a legislação, se anuncia no Parlamento, em sequência a duradouras manifestações de rua, que reuniram milhões de pessoas, e greves de grande porte, que unificaram pela primeira vez em quase dez anos as oito maiores centrais sindicais francesas.

O governo afirma que a reforma é necessária para a obtenção do equilíbrio financeiro do sistema a médio prazo, fazendo com que os franceses trabalhem por mais tempo e retirando benefícios de algumas categorias que se aposentam antes do piso de 62 anos. A proposta do governo é acabar com as 42 categorias especiais e unificá-las, criando um sistema de pontos.

 

Clique aqui e leia a íntegra em O Globo.