Porto Alegre, sexta, 15 de novembro de 2024
img

AOS 83 ANOS, MORRE JOSÉ MOJICA MARINS, O ZÉ DO CAIXÃO

Detalhes Notícia

Morreu, aos 83 anos, o cineasta José Mojica Marins, o Zé do Caixão, nesta quarta-feira, em São Paulo. Ele estava internado no hospital Sancta Maggiore devido a uma broncopneumonia. Sua morte foi confirmada pela sua filha Liz Marins ao jornal Folha de São Paulo.

Zé do Caixão foi considerado o mestre do terror no cinema brasileiro, tendo a sua obra como referência internacional para o gênero. Além de diretor, foi ator e roteirista de cinema e televisão. O cineasta também já trabalhou com outros estilos como faroeste, dramas e filmes da pornochanchada, gênero brasileiro famoso na década de 1970. Inicialmente desprezado pela crítica nacional, os seus longas começaram a ser valorizados no circuito internacional quando começaram a ser considerados “cult”.

Marins nasceu em São Paulo, em 13 de março de 1936. Os pais, de origem espanhola, eram artistas de circo. Sempre adorou gibis e filmes. O pai chegou a ser gerente de cinema, o que permitiu ao garoto desenvolver o imaginário no escurinho do cinema. Aos 12 anos, ganhou um câmera. Nunca mais parou de filmar. Alguns de seus filmes artesanais chegaram a ser exibidos para plateias pagantes, o que cobria os gastos de “produção”.

Leia mais no Correio do Povo