Porto Alegre, sábado, 21 de setembro de 2024
img

Porto Alegre: Anunciadas as entidades que ocuparão a antiga Fábrica de Artesanatos Guarisse

Detalhes Notícia
Fábrica de Artesanatos Guarisse Foto: Arthur Guarisse

Foram assinados na manhã desta quinta-feira (27), na Secretaria da Cultura, os acordos de cooperação com as quatro entidades selecionadas pelo Edital Sedac 10/2019. O ato contou com a presença da secretária Beatriz Araujo e representantes legais dos selecionados. A assinatura dos acordos deve ser publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) ainda esta semana. A foto que ilustra a manchete é representativa dos prédios da fábrica do Artesanato Guarisse, tirada por Arthur Guarisse na década de 1970. Segundo a página Museu de Artesanato do Rio Grande do Sul Arthur Guarisse – MAG, no Facebook, o empreendimento “Artesanato Guarisse” foi fundado por Arthur Guarisse no ano de 1970, com fábrica sediada na Rua Landell de Moura, 430, e loja e filiais em Porto Alegre, Canela e Torres no Rio Grande do Sul; e nas capitais do Rio de Janeiro e São Paulo.

Entre as décadas de 1970 e 2000, o “Artesanato Guarisse” empregou e formou mais de trezentos artesãos e artesãs, além de recepcionar visitantes e clientes, autoridades e artistas, eventos de relevância cultural e comercial..

A fábrica do “Artesanato Guarisse” funcionou na Rua Landell de Moura, 430, no bairro Tristeza, em Porto Alegre, RS, um imóvel de relevância histórica e cultural , representativo das memórias do Artesanato — um setor que recepociona os mais de 50 mil artesãos e artesãs cadastrados no Estado, segundo o diretor-presidente da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), Rogério Grade.

Este imóvel público de relevância histórica e cultural para o Artesanato no Rio Grande do Sul é ocupado ilegalmente por quatro entidades privadas, pois não houve a propositura de edital de convênio após a entrega do prédio ao governo estadual pelo “Foro Regional da Tristeza”, que funcionou no local por 20 anos..

Os prédios da fábrica foram entregues por Arthur Guarisse em ação de adjudicação ao Governo do Rio Grande do Sul, e são administrados pela Secretaria Estadual de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer – SEDACTEL,que deverá propor edital de convênio de ocupação destinado a entidades estaduais, do qual o MAG pretende participar.

 
Entre os selecionados para ocupar o prédio da antiga Fábrica de Artesanatos Guarisse (Rua Landel de Moura, nº 430, bairro Tristeza, Porto Alegre) está a Associação dos Amigos da Terreira da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveizgrupo teatral com mais de 40 anos de atuação.
 
As outras três entidades já atuavam no local. São elas: Associação Gaúcha de Artes Integradas (AGAI); Primeira Região Tradicionalista (1RT); e Centro Comunitário de Desenvolvimento da Tristeza, Pedra Redonda, Vilas Conceição e Assunção (CCD). A seleção das entidades se baseou em critérios de mérito cultural, de capacidade técnica e qualidade do projeto e contrapartida sociocultural. A cessão de uso destes espaços será pelo prazo de cinco anos a contar da data de publicação no Diário Oficial do Estado.
 
O edital
 
Dia 23 de agosto de 2019, a Sedac, por meio de publicação do edital no Diário Oficial do Estado e portal da secretaria, realizou chamamento público para propostas visando à seleção de pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos, de natureza cultural, para ocupação de prédios no complexo situados na Zona Sul da capital.
 
O edital tem como objeto a seleção de Pessoas Jurídicas de Direito Privado sem fins lucrativos (Organizações da Sociedade Civil – OSC) para fins de cessão dos espaços de quatro prédios públicos, visando o aproveitamento de imóveis, criando programas para apoiar e estimular o seu uso na criação de centros culturais, galerias, salas de ensaio e teatros, para a promoção de manifestações culturais e fruição de bens culturais, espaços de ateliês, plataformas criativas e núcleos de produção independente, considerando as especificidades dos diversos segmentos culturais.
 

Secretária Beatriz Araujo, integrantes da equipe da Secretaria de Cultura e representantes legais dos selecionados. Foto: Rafael Varela/Ascom Sedac