Porto Alegre, quinta, 19 de setembro de 2024
img

RS: PUC, UniRitter e Ipa decidem manter aulas apesar da pandemia de coronavírus; por Jéssica Moraes/Rádio Guaíba

Detalhes Notícia
As instituições vão na contramão de outras universidades que suspenderam atividades e aulas. Foto: Bruno Todeschini / PUCRS

A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), o Centro Universitário Metodista IPA e UniRitter decidiram manter as aulas apesar da pandemia do novo coronavírus. As instituições vão na contramão de outras universidades que suspenderam atividades e aulas.

Em nota, a PUCRS informou que está atenda e tomando as medidas que estão no seu alcance para manter a segurança da comunidade. No comunicado, a universidade se compromete em revisar permanentemente as ações, seguindo a recomendação dos órgãos de saúde.  “Seguindo orientações da Sociedade Brasileira de Infectologia e do Ministério da Educação, as aulas na Universidade estão mantidas”.

O Ipa destacou que criou um comitê de prevenção à doença e vai divulgar medidas referentes aos problema. O reitor da instituição, prof. Dr. Marcos Wesley da Silva, decidiu que as solenidades de formatura dos dias 13 e 14 de março terão protocolo simplificado. Já as cerimônias de colação de grau das próximas semanas ficam condicionadas à avaliação do quadro de saúde no país.

As aulas dos cursos de graduação e pós-graduação permanecem regulares na forma do calendário vigente. Entretanto, ficam suspensas no período entre 16 e 27 de março as aulas do Programa de Extensão Universidade Adulto Maior (UAM) e os eventos acadêmicos extraclasse.
 
A UniRitter aponta que tem trabalhado em ações de conscientização desde meados de fevereiro e estabeleceu um comitê multidisciplinar de gerenciamento das ações relacionadas ao tema. A instituição aponta que caso seja notificado algum caso confirmado de Covid-19 em um dos Campi, as atividades da turma serão suspensas para realização da desinfecção e da limpeza terminal da sala de aula, além das áreas comuns da unidade. Além disso, para as unidades com casos suspeitos ou que não tenham diagnóstico confirmado, as atividades seguem mantidas. A mesma orientação vale para a Fadergs.
Unisinos

A Unisinos informou que está atenta ao tema Coronavírus e, neste momento, segue as orientações e os procedimentos indicados pelo Ministério da Saúde do Brasil. Além disso, a instituição pontua que está tomando algumas medidas de precaução, como a intensificação das rotinas de higienização nos locais de grande circulação e a utilização do ar condicionado em conjunto com ventilação natural. Além da orientação aos seus colaboradores quanto às medidas de prevenção de risco. A nota não esclarece se as aulas podem ser suspensas.