Porto Alegre, quinta, 19 de setembro de 2024
img

Porto Alegre: Turismo náutico cresce 55,5% em 2019

Detalhes Notícia
Em média, 13 mil turistas passaram pela atração por mês em 2019. Foto: Jefferson Bernardes/PMPA

Perto de completar dois anos da entrega do primeiro trecho revitalizado da Orla do Guaíba, o turismo náutico de Porto Alegre sente o impacto positivo das melhorias. Em 2019, o crescimento de turistas que embarcaram nos barcos que disponibilizam passeio no lago chegou à marca de 55,5% a mais do que em 2018, com um total de 159.180 passageiros. A média mensal de turistas que passaram pela atração no ano passado foi de mais de 13 mil pessoas.  

Na comparação com o ano anterior, março – mês em que é comemorado o aniversário da cidade – foi o melhor período, com uma elevação de 358,4%, o que representa um universo de 16.830 passageiros. Em junho, quando cinco jogos da Copa América foram realizados na Capital, o crescimento foi de 357,2%, com um total de 17.100 turistas usufruindo do espaço. 

O secretário interino de Desenvolvimento Econômico, Leandro Balardin, comemora os dados e atribui o avanço à revitalização da Orla Moacyr Scliar e à ampliação no número de embarcações habilitadas – até 2018, apenas três tinham autorização para o serviço. Em 2019, passaram a ser cinco. “Temos um espaço renovado, que atrai turistas para prestigiar as águas do Guaíba e ver o município sob outro ângulo. Além disso, quem desfruta do passeio pode aproveitar o comércio local e outras atrações, contribuindo com a economia e geração de renda”, destaca Balardin.

Como é o passeio pelo Guaíba – As embarcações colocam o turista em contato direto com a natureza de Porto Alegre. Da Orla, o público percorre o Guaíba por uma hora, passando pelas Ilhas do Delta do Jacuí ou sentido Zona Sul. A atração custa entre R$ 20 e R$ 110, com saídas diariamente.