Porto Alegre, sexta, 20 de setembro de 2024
img

Descontentamento com Bolsonaro na pandemia pode levar país a conflagração, diz Eduardo Giannetti

Detalhes Notícia
Economista e filósofo vê risco de privação material gravíssima com o coronavírus e início de nova onda de descontentamento social. O economista Eduardo Giannetti - Felix Lima - 30.aug.2016/Folhapress

O economista e filósofo Eduardo Giannetti da Fonseca vê sinais de descontentamento social contra o governo Jair Bolsonaro que podem crescer na esteira da crise do coronavírus, levando o país a uma conflagração.

“Podemos ter uma situação de privação material gravíssima. A próxima onda de descontentamento já está começando a se erguer”, diz.

Um dos intelectuais mais respeitados do país, Giannetti tem estudado os movimentos sociais que se tornaram cíclicos desde junho de 2013, quando o reajuste de tarifas de transporte deflagrou protestos em várias cidades.

“Houve uma perda, possivelmente irreparável, de capital político pelo equívoco cometido diante da crise atual”, diz o economista, que foi assessor de Marina Silva nas três candidaturas presidenciais dela.

Segundo ele, ao agir como um “sub-Trump” —referência ao presidente dos EUA, Donald Trump—, Bolsonaro acreditou que poderia empurrar o custo das medidas necessárias à contenção da propagação do coronavírus para o futuro.

Leia mais na Folha de S.Paulo