Porto Alegre, sexta, 20 de setembro de 2024
img

Coronavírus devasta asilos de idosos na Europa

Detalhes Notícia
Estabelecimentos na Itália, Espanha e França já registraram mortes por coronavírus; preocupação é que situação se agrave. Equipe médica usa roupas de proteção em casa de repouso em Mauguio, na França, onde pelo menos 5 idosos morreram infectados pelo coronavírus. Foto: EFE/EPA/GUILLAUME HORCAJUELO

Espanha e Itália, países mais afetados pelo coronavírus na Europa, mas também a França, registram um aumento do número de casas de repouso dizimadas pelo novo coronavírus, em um continente com população envelhecida que virou o epicentro da pandemia. 

“Quando o vírus entra nestes locais, inevitavelmente acontece um massacre, como infelizmente está ocorrendo em diferentes partes da Itália”, advertiu no fim de semana o Spi-CGIL, departamento de pensionistas do principal sindicato italiano. 

Quinze mortes foram registradas em um estabelecimento em Gandino, perto de Bérgamo, em uma das zonas mais afetadas na Itália, anunciou o secretário de Saúde da região, Fulvio Menghini. “As residências de idosos são verdadeiras bombas-relógio, abrigando 500.000 pessoas idosas em condições frágeis, com o risco de infecção”, destacou o Spi-CGIL.

Leia mais em O Estado de S.Paulo