Porto Alegre, terça, 26 de novembro de 2024
img

'Devemos defender o isolamento radical, se não coronavírus vai custar ainda mais caro', diz pneumologista da Fiocruz

Detalhes Notícia
Margareth Dalcolmo alerta que pessoas estão morrendo sem diagnóstico do novo coronavírus na rede pública e afirma que pneumonia da doença difere muito da clássica. A pneumologista da Fiocruz Margareth Dalcolmo lembra que a Covid-19 e suas sequelas ainda são em grande parte desconhecida spela comunidade científica Foto: Mauricio Bazilio / Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro

Como todos os médicos e cientistas, Margareth Dalcolmo, da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Fiocruz, uma das pneumologistas mais experientes do país, se preocupa muito com o risco de o Brasil não fazer o isolamento social necessário e a Covid-19 explodir descontroladamente nas comunidades onde as pessoas vivem aglomeradas e sem saneamento. 

Ela teme porque vê, a cada dia, a doença mostrar um pedaço mais feio de sua face. As sequelas dos sobreviventes podem ser incuráveis. E no Brasil a Covid-19, até o momento, tem atacado adultos com menos de 50 anos com a ferocidade com que afeta os idosos na Itália.

Leia mais em O Globo