Porto Alegre, sexta, 15 de novembro de 2024
img

Ana Amélia relata operação para repatriar gaúchos no exterior

Detalhes Notícia
Estado recebeu relatos de gaúchos em países como Argentina, República Dominicana, México, Peru, Chile, Nepal e Austrália. Ana Amélia Lemos falou da repatriação de gaúchos em entrevista à Rádio Guaíba neste domingo (5) | Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

Milhares de brasileiros no exterior seguem tentando voltar ao país durante a pandemia de coronavírus. A operação enfrenta barreiras diplomáticas, uma vez que muitas nações fecharam as fronteiras para conter a circulação de pessoas. O Rio Grande do Sul, vizinho de Uruguai e Argentina, acaba sendo um dos focos das ações de repatriação por terra. Além disso, há gaúchos em outros lugares do mundo desejando retornar para casa por via aérea.

O governo do Estado busca articular as operações para repatriar pessoas com apoio do Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty. A Secretaria Estadual de Relações Federativas e Internacionais recebeu relatos de gaúchos em países como República Dominicana, México, Peru, Chile, Nepal e Austrália. Ao contrário da repatriação de brasileiros na China, que voltaram em um voo da Força Aérea Brasileira, a operação agora se dá de forma diferente, como explica a titular da Pasta, Ana Amélia Lemos. “Não pode ser feita pela FAB porque essa operação seria muito dispendiosa. O que o Itamaraty fez: aluga ônibus, junta as pessoas numa cidade grande, trata com as autoridades locais para conceder um passe livre para as pessoas”, detalha.

Leia mais em Rd. Guaíba