Porto Alegre, sexta, 19 de agosto de 2022
img

Sesc entrega 14 mil ovos de Páscoa a famílias de Porto Alegre, Região Metropolitana e Litoral

Detalhes Notícia
Chocolates foram entregues a instituições de Porto Alegre, Cachoeirinha, Gravataí, Canoas, Viamão, Montenegro, São Leopoldo, Novo Hamburgo, São Sebastião do Caí, Torres e Tramandaí. Foto: SESC/RS

No domingo, 12 de abril, mais de 6 mil famílias gaúchas em situação de vulnerabilidade social terão uma Páscoa bem doce, apesar das dificuldades econômicas que o país está atravessando com a crise provocada pela Covid-19. Uma doação de 14 mil ovos de Páscoa, realizada pela Mondelez, foi entregue pelo Programa Mesa Brasil Sesc a entidades ligadas ao programa e a famílias cadastradas nos órgãos públicos de assistência social das cidades onde foram realizadas as entregas. A ação abrangeu as cidades de Porto Alegre, Cachoeirinha, Gravataí, Canoas, Viamão, Montenegro, São Leopoldo, Novo Hamburgo, São Sebastião do Caí, Torres e Tramandaí.

Além dos chocolates, foram doados iogurtes, bananas e pães. No Centro São José, no Bairro Bom Jesus, as famílias foram chamadas a retirar os ovos individualmente, para evitar aglomerações. Segundo a Irmã Maria Silvia Lehnen, que atua no centro, este período tem sido de grande dificuldade, já que, para muitas crianças, a única refeição do dia era realizada na escolinha do local, por isso todas as doações têm sido de grande importância.

O gerente do Sesc Comunidade, Eduardo Schmitz, ressalta a importância de manter ativa a rede de solidariedade e das parcerias com empresas doadoras para combater a fome: “Não podemos nos furtar dessa missão porque agora é o momento que as pessoas mais estão precisando de nós. Estamos entregando de 70 a 80 toneladas de comida por mês, contando com a solidariedade de 130 doadores em Porto Alegre e distribuindo isso para 300 instituições da nossa região”.

A surpresa de Páscoa também foi recebida com entusiasmo no Centro de Triagem da Vila Pinto. Além de trabalhar com reciclagem, o local também conta com um projeto de atividades no turno inverso ao da escola: “Esses ovos vão alegrar muito estas crianças, que estão sendo obrigadas a ficar em casa em função do coronavírus. Vai ser um presente para toda a família, porque muitos pais também não estão podendo mais trabalhar, é uma situação difícil”, afirma a coordenadora do Centro, Sirlei Batista de Souza.

A entrega também movimentou a Associação de Rede e Amparo aos Necessitados (ALAN), no bairro Bom Jesus, que atende crianças de 0 a 14 anos com refeições, atividades pedagógicas e serviço de atendimento às famílias: “É uma comunidade que tem uma carência muito grande de acesso a serviços, e acesso ao imaginário, como a Páscoa. Agradecemos a parceria do Mesa Brasil por podermos levar um pouco da Páscoa para as famílias”, agradece o diretor da Instituição, Felipe Soares.

O Mesa Brasil Sesc é uma rede permanente de solidariedade que atua desde novembro de 2003 no Rio Grande do Sul com o objetivo de evitar o desperdício de alimentos e diminuir as carências nutricionais da população. Para alcançar essas metas, conta com o apoio de empresas, entidades sociais e voluntários. No Rio Grande do Sul, o Mesa Brasil Sesc é realizado pelo Sistema Fecomércio-RS nas cidades de Porto Alegre e Região Metropolitana, Cachoeira do Sul, Ijuí, Erechim, Santa Maria, Rio Grande e Vales do Taquari e Rio Pardo. Outras informações podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/mesabrasil.

 

Chocolates foram entregues a instituições de Porto Alegre, Cachoeirinha, Gravataí, Canoas, Viamão, Montenegro, São Leopoldo, Novo Hamburgo, São Sebastião do Caí, Torres e Tramandaí. Foto: SESC/RS