As ações de combate à Covid-19 no Rio Grande do Sul irão receber reforço de R$ 74.853.13,45 por parte do governo federal. O valor será distribuído em 150 cidades gaúchas e é um adicional dos recursos destinados pela União para custeio de ações e serviços relacionados à Saúde. No total, o Ministério da Saúde liberou mais R$ 4 bilhões extras para o combate à pandemia do novo coronavírus em todo o País.
Todos os estados brasileiros foram contemplados e já estão com o valor em conta. A portaria foi publicada nesta quinta-feira (9), em edição extra do Diário Oficial da União. A iniciativa busca promover fôlego financeiro em caixa para ajudar os governos estaduais e municipais na aquisição de materiais e insumos, abertura de leitos, além do custeio de profissionais de saúde, ações e procedimentos, de acordo com a necessidade local, para enfrentamento específico ao coronavírus.
O valor destinado corresponde a uma parcela mensal do que cada estado ou município já recebe para ações de média e alta complexidade (executadas pelos hospitais, voltadas para os casos graves e críticos dos pacientes com coronavírus). Os recursos são usados para custeio dos profissionais, procedimentos (exames, cirurgias), internações, leitos e medicamentos especializados para cada necessidade. A verba também pode ser usada para possíveis complicações relacionadas ao coronavírus para cada caso.
Leia mais no Jornal do Comércio