Porto Alegre, sábado, 16 de novembro de 2024
img

Celso de Mello vai analisar pedido de Aras para investigar declarações de Moro/ O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Segundo o gabinete de Celso de Mello, ministro deve decidir na segunda-feira sobre pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR). O ministro Celso de Mello, decano do Supremo Tribunal Federal. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil / CP

O decano do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Celso de Mello, deve decidir na segunda-feira (27) o pedido do procurador-geral da República, Augusto Aras, para investigar as declarações do ex-ministro Sérgio Moro contra o presidente Jair Bolsonaro. O pedido de abertura de inquérito atinge não apenas o presidente Jair Bolsonaro, como também o próprio Moro.

O objetivo é apurar se foram cometidos os crimes de falsidade ideológica, coação no curso do processo, advocacia administrativa, prevaricação, obstrução de justiça, corrupção passiva privilegiada, denunciação caluniosa e crime contra a honra. O foco no ex-juiz federal da Lava Jato surpreendeu integrantes do Ministério Público Federal (MPF) ouvidos pelo Estado/Broadcast.

“A dimensão dos episódios narrados revela a declaração de Ministro de Estado de atos que revelariam a prática de ilícitos, imputando a sua prática ao presidente da República, o que, de outra sorte, poderia caracterizar igualmente o crime de denunciação caluniosa”, escreveu o procurador-geral.

Leia mais em O Estado de São Paulo