As dificuldades com a pandemia do coronavírus motivou o governo federal a publicar a medida provisória (MP) 936 que autoriza os empregadores a reduzirem salários e jornada, assim como suspender temporariamente contratos de trabalhos. Uma categoria que está passando por esse processo são os metalúrgicos de Charqueadas.
A unidade da Gerdau no município já tomou medidas nesse sentido e a GKN irá tratar da questão nessa segunda-feira (27). Ambas as companhias produzem na cidade insumos para a cadeia automotiva.
O presidente do sindicato dos metalúrgicos que responde pela região carbonífera do Rio Grande do Sul, Jorge Luiz Silveira de Carvalho, informa que na sexta-feira (24) houve assembleia dos trabalhadores da planta da Gerdau. Na ocasião, foi definido que serão 200 pessoas que terão seus acordos de trabalho suspensos e a diminuição de jornada e salário envolverá algo entre 30 a 40 funcionários.
Atualmente, o total de colaboradores da fábrica da companhia em Charqueadas é de aproximadamente 680 pessoas. Já a GKN, que ainda fará a reunião para decidir sobre essa questão na planta de Charqueadas, já aprovou a votação sobre essas medidas na unidade da empresa que fica em Porto Alegre.
Leia mais no JOrnal do Comércio