Pela primeira vez em sete reuniões, representantes de empresas de comunicação participaram do Fórum de Combate ao Colapso Social e Econômico, conduzido pelo presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo (PP). Formado por deputados estaduais e representantes de cerca de 20 entidades, o grupo que se reúne em ambiente virtual desde 26 de março busca caminhos para a retomada dos setores produtivos, com responsabilidade e atendimento às normas de segurança sanitária necessárias frente ao coronavírus.
Da mídia, participaram Ciça Kraemer, da Band; Marcelo Rech, do Grupo RBS, Mauren Xavier, do Correio do Povo/Grupo Record; Igor Müller, do Grupo Sinos; Cristiano Vieira, do Jornal do Comércio; Gustavo Victorino, da Rede Pampa; Eládio Vieira da Cunha, da ADI; Jair Francisco de Souza, da Adjori; e Roberto Melão, da Agert.
O presidente do Parlamento iniciou sua fala destacando a relevância da participação dos veículos de comunicação no encontro. “Nesta sétima edição do fórum, fizemos questão de convidar a imprensa, que tem um papel muito importante neste enfrentamento da crise. Agradeço também aos colegas deputados, aos empreendedores de vários segmentos e demais parceiros que começaram conosco essa mobilização para trocar informações e buscar alternativas seguras para evitar o colapso social e econômico no Rio Grande do Sul”, afirmou Ernani Polo. O parlamentar afirmou que o papel do Legislativo é construir caminhos e que sempre se priorizou a saúde nas discussões, com apoio às medidas implementadas pelo governo do Estado.
Eduardo Fernandez, presidente do Lide RS, comentou que a sociedade está sendo muito impactada pelas notícias sobre o vírus que chegam pelos meios de comunicação e redes sociais. Ele pontuou que o Rio Grande do Sul tem o menor número de mortes percentuais entre os Estados do país, mas observa a escalada dos prejuízos econômicos, com reflexos no desemprego, na violência e no bem-estar da população. Nesse sentido, segundo ele, os veículos de comunicação são fundamentais para informar a população sobre formas de prevenção à Covid-19, ajudando a dirimir dúvidas.
Presidente da Cotrijal, Nei Mânica avaliou que a imprensa é de extrema importância em todo o processo de retomada da economia, “tanto no elogio quanto na crítica”. Aproveitando a presença da mídia na reunião, o presidente da Fiergs, Gilberto Petry, fez um apelo para que a imprensa não divulgue apenas o número de infectados e mortos, mas também o de recuperados pelo coronavírus. Ele ainda parabenizou os profissionais da saúde que estão na linha de frente no enfrentamento à Covid-19.
Os representantes dos veículos de comunicação relataram dificuldades do setor devido à crise gerada pela Covid-19, como as perdas de receita de publicidade que variam de 30% a 80% e já provocam demissões nas empresas. Sobre a cobertura editorial, reforçaram o serviço prestado com informações sérias e de utilidade pública, com foco na prevenção do contágio da doença. Também foi mencionada a busca por uma linha editorial construtiva, de união, de esperança, de tentar trazer alento às pessoas, apoiando a retomada econômica de forma gradual e com responsabilidade.
Também estiveram na videoconferência os deputados estaduais Sebastião Melo (MDB), Edson Brum (MDB), Paparico Bacchi (PL), Fran Somensi (Republicanos), Gaúcho da Geral (PSD), Fábio Branco (MDB), Frederico Antunes (PP), Luiz Henrique Viana (PSDB), Silvana Covatti (PP), Vilmar Zanchin (MDB), Sérgio Turra (PP), Carlos Búrigo (MDB), Elton Weber (PSB), Issur Koch (PP) e Thiago Duarte (DEM).
© Agência de Notícias