A FoxNews informa que o Escritório do Diretor de Inteligência Nacional confirmou pela primeira vez nesta quinta-feira que a comunidade de inteligência dos EUA está investigando se o surto de coronavírus, que causou estragos em todo o mundo, começou como resultado de um acidente em um laboratório em Wuhan, China. “Toda a comunidade de inteligência tem consistentemente prestado suporte crítico aos formuladores de políticas dos EUA e aos que respondem ao vírus COVID-19, originário da China. A Comunidade de Inteligência também concorda com o amplo consenso científico de que o vírus COVID-19 não foi produzido pelo homem ou geneticamente modificado ”, afirmou uma declaração do diretor interino de Inteligência Nacional Richard Grenell.
“Como fazemos em todas as crises, os especialistas da Comunidade respondem aumentando os recursos e produzindo informações críticas sobre questões vitais para a segurança nacional dos EUA. O IC continuará examinando rigorosamente as informações e informações emergentes para determinar se o surto começou através do contato com animais infectados ou se foi o resultado de um acidente em um laboratório em Wuhan ”, afirmou o comunicado.
A Fox News informou pela primeira vez no início deste mês que existe uma confiança crescente de que o surto provavelmente escapou do laboratório, não como uma arma biológica, mas como parte de um esforço chinês para mostrar que seus esforços para identificar e combater vírus são iguais ou maiores que os do EUA Isso estaria em desacordo com as alegações de que o surto se originou em um mercado úmido nas proximidades.
A Fox News também informou anteriormente que uma investigação em grande escala estava em andamento, com agentes de inteligência que supostamente estavam coletando informações sobre o laboratório e o surto inicial do vírus. Analistas de inteligência estão reunindo uma linha do tempo do que o governo sabia e “criando uma imagem precisa do que aconteceu”, disseram fontes.
Quando a investigação estiver concluída – algo que se espera que aconteça no curto prazo – os resultados serão apresentados ao governo Trump. Nesse ponto, os formuladores de políticas da Casa Branca e o presidente Trump usarão os resultados para determinar como responsabilizar o país pela pandemia.
Fontes de inteligência sênior disseram à Fox News que, a partir de agora, a investigação poderá continuar por dias, semanas ou até meses. Eles acrescentam que existem requisitos muito rigorosos que devem ser atendidos antes que os investigadores possam apresentar suas descobertas ao governo Trump com confiança. A declaração do ODNI foi o primeiro comentário registrado do escritório, confirmando a investigação.
As autoridades americanas e a comunidade de inteligência confirmaram à Fox News que eles aproveitaram a possibilidade de o coronavírus ser produzido pelo homem ou fabricado dentro da China como uma espécie de arma biológica fora da mesa e a descartaram neste momento.
Fontes apontam para a estrutura do vírus, dizendo que o mapeamento do genoma mostra especificamente que não foi geneticamente alterado. As fontes acreditam que a transmissão inicial do vírus era uma cepa natural que estava sendo estudada lá – e depois foi para a população de Wuhan.
As autoridades americanas estão 100% confiantes de que a China se esforçou muito para encobrir depois que o vírus foi lançado, disseram as fontes.
Além disso, as fontes acreditam que a Organização Mundial da Saúde – para a qual o presidente interrompeu o financiamento esta semana por causa de seu papel na crise – foi cúmplice do encobrimento ou olhou para o outro lado.
O presidente sugeriu uma investigação no início deste mês, quando disse à Fox News John Roberts: “Cada vez mais ouvimos a história … estamos fazendo um exame muito minucioso dessa situação horrível”.
Houve mais de 3 milhões de casos confirmados de coronavírus em todo o mundo e mais de 227.000 mortes.
*Bret Baier e Chad Pergram, da Fox News, contribuíram para este relatório.