Porto Alegre, sábado, 21 de setembro de 2024
img

Porto Alegre: Redes pluviais novas diminuirão alagamentos em ruas do Rubem Berta

Detalhes Notícia
Antigas tubulações de concreto serão substituídas por Polietileno de Alta Densidade, material muito mais resistente. Cristine Rochol / PMPA

A prefeitura está reconstruindo 202 metros de redes pluviais, sete poços de visita (bueiros) e dez novas bocas de lobo em ruas do bairro Rubem Berta, na Zona Norte. O objetivo é substituir as tubulações e um coletor de fundos danificado na rua Ovídio de Moraes Leal, entre as ruas Amália Aveiro e Procópio Ferreira, que causava extravasamento de esgoto e alagamentos nesta última rua.

Para resolver esse problema, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) iniciou no dia 23 de abril a construção de 144 metros de rede de 400 milímetros pela rua Wilson Sant’Anna Vieira, e outros 58 metros de rede de 300 milímetros na rua Ovídio. As antigas tubulações de concreto serão substituídas por Polietileno de Alta Densidade (pead corrugado), que é um material muito mais resistente. A previsão de término é no dia 30 de maio, com a aplicação de cerca de R$ 208 mil. Mesmo nessa época de pandemia, a prefeitura mantém as obras importantes para a cidade a fim de que Porto Alegre possa ter uma retomada de atividades após o período de emergência sanitária.

Reconstruções – O contrato de reconstruções pluviais teve início em março de 2018, sob a gestão da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) e, hoje, está sob a responsabilidade do Dmae. Tem o objetivo de realizar ações pontuais, que vão além da limpeza ou pequenos reparos, como é o caso da substituição de um trecho de rede pluvial. Desde o início do contrato até o momento, 134 intervenções foram concluídas pelas equipes terceirizadas e outras sete estão em andamento.

Redes pluviais – As canalizações destinadas às águas da chuva têm grande dimensão e estão localizadas nas vias de rodagem de veículos e também em calçadas. Além das obstruções e rompimentos em alguns trechos devido à antiguidade das canalizações pluviais, é comum que elas sejam impactadas por redes de outras empresas, como concessionárias de gás e energia, além de raízes de árvores. Devido à essas características, a manutenção pode envolver outras instituições e necessitar agendamento de outras ações, como supressão de vegetais e apoio de equipes das empresas de energia e gás, por exemplo.

Informações do Dmae:
Fone 156, opção 2
Chat – centraldmae.procempa.com.br/chat
Twitter – twitter.com/DMAEPOA
Facebook – www.facebook.com/DmaePortoAlegre
Correio Geral – dmae@dmae.prefpoa.com.br

Prometa – A divulgação do trabalho está prevista no Programa de Metas da Prefeitura de Porto Alegre (Prometa) 2017-2020, que inclui os objetivos propostos pela administração para qualificar os resultados da administração pública. O programa determina divulgações diárias, semanais e eventuais de serviços públicos.