Porto Alegre, sexta, 18 de outubro de 2024
img

Campanha do Agasalho: Ação da comunidade judaica arrecada cerca de 60 mil peças

Detalhes Notícia
Prefeito e primeira-dama receberam doações pelas ruas do bairro Bom Fim. Jefferson Bernardes/PMPA

 

 

O prefeito Nelson Marchezan Júnior e a primeira-dama Tainá Vidal acompanharam, neste domingo, 31, o Iom Mitzvah, uma iniciativa promovida pela comunidade judaica que recolhe roupas, calçados e cobertores para a Campanha do Agasalho da Prefeitura de Porto Alegre. Cerca de 60 mil peças e 350 kg de alimentos foram recebidos pelos caminhões que percorreram diversos bairros e em cinco pontos de drive-thrus.

O prefeito agradeceu o empenho da direção da Federação Israelita em realizar a ação mesmo neste momento de pandemia e elogiou os cuidados rigorosos que a entidade adotou para a coleta das peças. “Ao longo dos anos, vocês têm sido campeões de doações e um exemplo de solidariedade”, acentua. Marchezan lembrou que muitas doações têm valor econômico e outras, sentimental, revelando ter doado o par da primeira chuteira do filho “para alguém que precise e goste”.

A primeira-dama Tainá Vidal agradeceu à comunidade judaica e aos porto-alegrenses. “Obrigada a todos que, neste domingo, estenderam a mão ao próximo ao contribuir com esta ação”, frisa . O prefeito e a primeira-dama subiram em um dos caminhões, protegidos por aventais, luvas e máscaras e receberam doações pelas ruas do bairro Bom Fim.

Também participaram da ação o secretário de Desenvolvimento Social e Esporte, Itacir Flores, e o vice-presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania, Joel Lovato. “Muito gratificante participar de uma ação como esta. Agradecemos as entidades que nos apoiaram, em especial a colaboração do Comando Militar do Sul, que disponibilizou efetivo para descarregar os caminhões na Central de Triagem”, frisa o secretário.

Uma das centenas de pessoas que reservou um tempo do domingo para doar foi a empresária Fernanda Helale. Ela colocou quatro sacolas com roupas dela, do marido e dos filhos. “Todo ano eu doo e isto me gratifica muito ao pensar que vou ajudar outras pessoas que precisam”, afirma.

Mais de uma centena de voluntários percorreram os bairros Auxiliadora, Azenha, Boa Vista, Bom Fim, Centro Histórico, Cidade Baixa, Floresta, Higienópolis, Independência, Jardim Botânico, Jardim do Salso, Jardim Europa, Moinhos de Vento, Mont Serrat, Partenon, Passo da Areia, Petrópolis, Praia de Belas, Rio Branco, Santa Cecília, Santana, Três Figueiras e Tristeza. Os caminhões foram disponibilizados pela Cootravipa, terceirizada da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSurb), por meio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). Todos os roteiros contaram com o acompanhamento de batedores da Guarda Municipal e das Rondas Ostensivas com apoio de motos do 9º BPM.

Quarentena – Em razão da pandemia do novo coronavírus, as peças doadas passam por quarentena de 14 dias. Após este período, serão contadas individualmente, separadas e organizadas para a entrega.

A Campanha do Agasalho 2020 tem o tema “Suas roupas já podem sair de casa para abraçar alguém”. Serão beneficiadas 142 organizações cadastradas na Fasc, albergues, abrigos, Centros Pop, pessoas atendidas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), Centros Dia do Idoso (CDI) e Centros de Relações Institucionais e Participativas (Crips), povos indígenas e quilombolas.

As doações, iniciativas e pontos de coleta podem ser acompanhados pelo portal da prefeitura e no App #EUFAÇOPOA. O transporte por aplicativo 99 vai disponibilizar voucher de desconto para corridas até pontos de coleta com drive-thrus.