Porto Alegre, sexta, 15 de novembro de 2024
img

Refúgio e Migração é tema de palestra no CIBAI

Detalhes Notícia
A 35ª Semana do Migrante busca chamar a atenção para o aumento do fluxo migratório e das situações de refúgio nos últimos anos. Foto: Cáritas Brasileira

 

 

A questão da empregabilidade do migrante é o tema da Palestra que, amanhã, às 14 horas, dará continuidade à Semana do Imigrante que, no Rio Grande do Sul, está sendo comemorada de 19 a 26 deste mês. A promoção é do Cibai Migrações (Centro Ítalo brasileiro de Assistência e Instrução às Migrações) cuja preocupação é conscientizar a população de que há necessidades básicas do migrante que dependem da colaboração da sociedade. A palestra, a cargo do Padre James-Son Mercure, Coordenador da Pastoral dos Migrantes na Regional Sul 3, tem por objetivo promover o diálogo sobre o tema Refúgio e Migração, com especial ênfase na busca de caminhos alternativos para o problema do emprego e será transmitida na página do Cibai no Facebook.

Também amanhã, das 14 às 17 horas serão distribuídas 150 cestas de alimentos aos migrantes na sede do Cibai, à Rua Dr. Barros Cassal, 220. Voluntários que quiserem participar estão convidados. Serão seguidas todas as medidas preventivas em relação ao Covid19 pelos voluntários e agentes das instituições na entrega direta de alimentos aos migrantes.

Na segunda-feira, já foi feita distribuição de roupas e agasalhos e cobertores doados ao Cibai. No dia 26, das 14 às 17 horas, haverá um diálogo com os migrantes, durante a fila de espera para receber os alimentos, com o objetivo de conhecer a sua realidade concreta e prestar solidariedade. No dia 27, sábado, serão realizadas visitas aos migrantes em suas residências nos bairros Sarandi, Santa Rosa e Rubem Berta, a sim de conhecer a sua realidade. Participarão destas visitas a equipe do Cibai e voluntários, também com todos os protocolos com relação à Covid19 seguidos.

Migração e Estratégia de Acolhida é o tema da roda de conversa que será realizada no dia 1º de julho, às 15 horas, mesmo depois da semana. A Roda de Conversa que terá a participação de Roberto Saraiva, do Serviço Pastoral de Migrantes, da advogada Laura Costa Brewster, da Psicóloga Daniele Crestani e, como mediador, do Padre James-Son Mercure, será transmitida ao vivo na página do Cibai no Facebook.

Com o sentido de promover o debate e chamar a atenção para a problemática do migrante foram realizadas ainda no dia 17 de junho uma live sobre Migração e Acolhida: No Reino de Deus não existem fronteiras, com a participação de Dom Adilson Busin, bispo auxiliar de Porto Alegre, da Irmã Maria do Carmo Gonçalves, Diretora do Centro Scabriniano de Estudos Migratórios (CSEM) e do Padre James-Son. No dia 18, o Padre James-Son, os Drs. Leandro Jorge Daronco e Adriana Toso Kemp, juntamente com a Ms. Maria Aparecida Lucca Paranho participaram de uma Roda de Conversa com o tema Novos Rostos no RS do século 21: contexto, políticas e inclusão.

A migração no estado do Rio Grande do Sul, segundo o Diretor do Cibai, Padre Anderson Hammes, é de uma relevância e de um valor inestimável. “O primeiro fluxo migratório pós-guerra, na década de 1950, proveniente dos países europeus, principalmente a migração italiana e alemã que se instalaram aqui no Estado geraram um desenvolvimento social, econômico, político e cultural exorbitante. Na década de 70, o segundo fluxo migratório, pessoas provindas dos países hispano-americanos, vizinhos nossos, ajudaram esse desenvolvimento”. O terceiro fluxo migratório, acrescenta o Padre Hammes, denominado Novos Rostos, enriqueceu o Rio Grande do Sul, de modo que hoje temos 96 nacionalidades presentes no estado. “Nós somos o que somos pelos migrantes que aqui chegaram e que estão e que chegarão”, diz.