Porto Alegre, quinta, 19 de setembro de 2024
img

Protestos em Porto Alegre pedem reabertura do comércio e de academias; Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Protesto na frente da Prefeitura em Porto Alegre pela reabertura do comércio GRACIELE MORAES/DIVULGAÇÃO/JC

 

 

Porto Alegre registrou dois protestos na manhã desta sexta-feira (26) de segmentos que criticam as medidas do governo estadual e municipal de combate à pandemia do novo coronavírus, como a volta do fechamento de setores. Organizadas isoladamente no Centro Histórico, as manifestações defendem a reabertura do comércio e a operação de academias.

A partir das 10h, empreendedores, empregados e outros adeptos começaram a se reunir em frente ao prédio da prefeitura. A empresária Íria Cabrera afirma que o protesto reuniu cerca de 300 pessoas e que elas respeitaram as regras de distanciamento social.

Segundo Íria, os manifestantes reivindicam a reabertura do comércio e esclarecimentos da gestão municipal e estadual sobre as medidas de enfrentamento à Covid-19. Porto Alegre está na bandeira vermelha devido ao aumento acelerado de doentes em UTIs e risco de colapso do sistema de saúde para os casos mais graves da doença.

“Depois de dois meses de isolamento e o fechamento do comércio, em que o objetivo era achatar a curva, descobre-se que o governo não fez nada. Não houve planejamento mesmo quando tinha verba. Não ficou claro à população onde foram investidos os gastos. Então, o comércio é penalizado, porque o número de leitos, segundo a planilha do governo, não é suficiente para os casos de coronavírus”, critica a empresária.

Leia mais no Jornal do Comércio