Porto Alegre, quinta, 19 de setembro de 2024
img

Defesa Civil teme "onda de inundações" após ciclone passar pelo RS; Correio do Povo

Detalhes Notícia
Coordenador do órgão afirmou que sistema de rios está em monitoramento no Estado. Estado registrou mais de 100 ml de chuva em menos de 24 horas | Foto: Alina Souza

 

 

Passada a fase mais crítica do ciclone explosivo que atingiu o Sul do Brasil, destruindo casas e desalojando famílias, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul alertou a população gaúcha sobre a continuidade de frio e chuva e a possibilidade de inundações em diferentes partes do Estado. “Estamos monitorando o nosso sistema hidrológico, fazendo o levantamento dos rios. Como houve mais de 100 milímetros, agora tem a onda de inundações. Em São Sebastião do Caí, temos 73 pessoas fora de suas residências por alagamento. Trabalhamos com as secretarias do meio ambiente e meteorologistas para que, se for necessário, emitir um alerta para as emissões ribeirinhas se precaverem e minimizarem os danos”, afirmou o coronel Júlio Cesar Rocha Lopes, coordenador do órgão, em entrevista à Rádio Guaíba.

De acordo com o militar, o ciclone agora segue para o oceano e perde força, mas a situação de alerta total continua valendo. “Na segunda-feira emitimos um alerta de chuvas bastantes expressivas, ventos fortes de até 70 km/h, descargas elétricas e raios”, disse, apontando que todo o efetivo da Defesa Civil está “trabalhando forte para minimizar e levar uma ajuda humanitária às pessoas”. “Nossa preocupação maior é fazer o levantamento dos dados para nós levarmos a ajuda necessário com as defesas civis municipais. Cada município foi atingido de um jeito, vamos pontuar cada um para a gente pode avaliar e levar a ajuda adequada”, afirmou.

Leia mais no Correio do Povo