Porto Alegre, quinta, 19 de setembro de 2024
img

Número cai, mas Rio Grande do Sul ainda tem 3,8 mil pessoas fora de casa pela chuva; Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Em Porto Alegre, a cheia do Lago Guaíba já causa transtornos após nível passar de 2,50 metros LUIZA PRADO/JC

 

 

O número de pessoas fora de casa após o episódio de chuvas intensas que atingiram o Rio Grande do Sul no começo da semana caiu. No fim da tarde desta sexta-feira (10), eram 3.850 pessoas desalojadas (2.638) e desabrigadas (1.210), segundo atualização da Defesa Civil do Estado. Mais cedo, eram mais de 4,5 mil pessoas nessas condições.

São 29 cidades gaúchas com pessoas foram de casa. O governador Eduardo Leite sobrevoou regiões alagadas e visitou famílias realocadas em Lajeado.
Em São Sebastião do Caí, um dos municípios mais afetados pelas cheias, 160 pessoas permanecem desabrigadas (quando não há para onde ir e precisam ser removidas para abrigos públicos). Não há famílias desalojadas. A cidade também contabiliza 435 residências danificadas pela cheia. O município da Região Metropolitana de Porto Alegre deve decretar situação de emergência.
Lajeado, no Vale do Taquari, ainda são 700 pessoas afetadas, entre desabrigados e desalojados. São 48 famílias que foram removidas para o Parque do Imigrante. Moradores de pelo menos oito municípios foram afetados pela cheia do rio Taquari. Segundo monitoramento do Serviço Geológico do Brasil, o nível do rio está baixando na região dos Vales.

Leia mais no Jornal do Comércio