Porto Alegre, quinta, 19 de setembro de 2024
img

RS: Casos de covid-19 na Trensurb preocupam metroviários que pedem testagem de todos os funcionários; Sul 21

Detalhes Notícia
Foto: Facebook/ Sindimetrô

 

 

A confirmação de que cinco metroviários testaram positivo para covid-19, acendeu a luz vermelha para a direção do Sindicato dos Metroviários do Rio Grande do Sul (Sindimetrô-RS). A entidade receia que possa ocorrer um surto de coronavírus entre a categoria, já que a maioria dos metroviários trabalha em regime de escala, o que aumenta, potencialmente, os riscos de contágio.

Desde que foi decretado estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul, em março, o Sindimetrô vem pedindo à direção da Trensurb para que faça testes nos metroviários. Em reunião no Tribunal Regional do Trabalho, a direção da empresa assumiu o compromisso de testar todos os funcionários, mas, até agora, nenhum teste foi feito, assinala o Sindimetrô.

O sindicato lembra que pesquisas científicas já apontaram que uma pessoa infectada pode contaminar entre 5 e 7 pessoas. “Também por isso, se faz necessário o afastamento imediato e a testagem dos colegas que tiveram contato com outro contaminado. A empresa tem obrigação de zelar pela saúde dos seus funcionários e dos usuários. A omissão pode desencadear uma disseminação descontrolada do coronavírus”, alerta Luís Henrique Chagas, presidente do sindicato.

Leia em Sul 21