Porto Alegre, sexta, 20 de setembro de 2024
img

RS: Após confirmação de casos de covid-19, juíza interdita Presídio Central: ‘não temos noção de quantos contaminados’; Sul 21

Detalhes Notícia
resídio Central de Porto Alegre | Foto: Maia Rubim/Sul21

 

 

Após a confirmação de ao menos quatro casos de covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, no Presídio Central (Cadeia Pública de Porto Alegre), a juíza Sonáli da Cruz Zluhan, da Vara de Execução Criminal (VEC) de Porto Alegre, determinou a interdição da casa prisional por ao menos 15 dias. A decisão suspende a chegada de novos presos com o objetivo de evitar a propagação da contaminação pelo Central e permitir que seja apurado o número de contaminados e em quais galerias.

“Em visita à casa prisional, na tarde de ontem (dia 20/07/2020) foi constatado que mais de um apenado já se encontra com sintomas de COVID – 19, bem como alguns já foram testados positivo para o vírus. Foi feita reunião com a direção da casa bem como o médico responsável, Dr. Lindomar. Foi esclarecido que quando mais de um preso, em mais de uma galeria, está contaminado, é indicação de que o vírus já está na casa prisional e pode se alastrar rapidamente. Assim, foi combinado que a movimentação interna de presos seria proibida, evitando contato entre as galerias e dos presos com funcionários que trabalham no local, como tentativa de minimizar a contaminação”, diz o despacho da juíza Sonáli que determinou a interdição.

Leia mais em SUL 21