O Centro Histórico de Porto Alegre foi alvo nesta sexta-feira (24) de uma ação da prefeitura para combater o comércio ilegal na região. A área já é conhecida dos porto-alegrenses por reunir a maior concentração de ambulantes da Capital. Foram apreendidos cerca de sete mil produtos falsificados e sem procedência, assim como aproximadamente 1,5 mil quilos de frutas e verduras.
A ofensiva, porém, terminou em confusão. Vídeo publicado nas redes sociais mostra correria e caixotes de frutas e verduras espalhados na avenida Salgado Filho. Um contêiner de lixo teve fogo ateado e chegou a ser virado no meio da pista. “Isso é um abuso”, disse um dos ambulantes no local. Algumas das pessoas que protestavam criticavam os governos, afirmando que estavam impedindo as pessoas de trabalhar – associando a ação às restrições de atividades impostas pela pandemia do coronavírus.
A prefeitura afirmou que a medida visa a proteger os empreendedores que atuam dentro da lei. “Nossos fiscais estão nas ruas combatendo a clandestinidade com a parceria da Brigada Militar e, ao mesmo tempo, preservando a população, pois são artigos que podem fazer mal à saúde ou serem perigosos, como no caso de óculos e eletrônicos”, afirmou, em nota, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), Leonardo Hoff.
Leia mais no Jornal do Comércio