Porto Alegre, terça, 26 de novembro de 2024
img

Bolsonaro dá aval para 'balão de ensaio' em torno da nova CPMF para ver se Guedes convence; O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Ministro da Economia convenceu o presidente a liberar a discussão pública sobre o novo imposto, para ver como o Congresso vai reagir à possível criação do tributo. Presidente ainda não deu o aval para Guedes enviar um projeto de recriação da CPMF. Foto: Evaristo Sa/AFP

 

 

Crítico histórico à CPMF, o presidente Jair Bolsonaro resolveu “testar” a receptividade no Congresso à criação de um novo imposto, como contrapartida à redução dos tributos que as empresas pagam sobre a folha de salários, mas não deu ainda aval ao ministro da Economia, Paulo Guedes, para o envio de um projeto ao Congresso.

Com o estrago da covid-19 no mercado de trabalho, Guedes convenceu o presidente a liberar a discussão pública da volta do tributo com o argumento de que não se trata da antiga CPMF, porque não haverá aumento da carga tributária.

Guedes tenta convencer o presidente a aceitar o envio do projeto com a possibilidade de aumentar a faixa de isenção do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), hoje em R$ 1,9 mil por mês, uma promessa de campanha que o Bolsonaro, e viabilizar o Renda Brasil, o programa social que o governo desenha para substituir o Bolsa Família. Guedes quer enviar o projeto com o novo tributo ainda em agosto.

Leia mais em O Estado de São Paulo