Porto Alegre, domingo, 14 de agosto de 2022
img

ONU avalia recorde global de temperatura registrado na Califórnia; Onu News

Detalhes Notícia
Vale da morte, nos Estados Unidos, onde terá sido registrado o novo recorde de temperaturaUnsplash/Sarah Lachise

 

 

Leitura de temperatura de 54,4° C foi registrada no Vale da Morte no domingo passado; se o valor for confirmado, está será a temperatura mais alta da Terra desde 1931; recordes estão sendo verificados em várias partes do mundo.

A Organização Meteorológica Mundial está verificando uma leitura de temperatura de 54,4° C registrada no Vale da Morte, na Califórnia, no domingo passado, 16 de agosto.

Se o valor for confirmado, está será a temperatura mais alta da Terra desde 1931 e a terceira mais alta alguma vez já registrada no planeta.

Investigação
Segundo a agência, “até o momento, todas as indicações apontam que esta é uma medição legítima.”

O equipamento da estação meteorológica é mantido pelo Serviço Nacional de Meteorologia e, segundo análises preliminares, estava em condições de funcionamento.

A OMM está reunindo uma equipe internacional de cientistas para examinar a observação.

Para verificar um novo registro, o comitê de especialistas deve examinar a observação, o equipamento, as práticas de observação e correspondência com estações vizinhas, entre outros dados.

Em comunicado, o especialista da OMM, Randall Cerveny, disse que “essas investigações são bastante detalhadas e levam algum tempo.”

Segundo ele, é provável que não exista uma confirmação por muitos meses, mas o resultado está sendo aceite de forma preliminar.

Leia mais em ONU News