Porto Alegre, domingo, 22 de setembro de 2024
img

Partidos resistem a lançar candidatos negros mesmo após atos antirracismo e pressão do TSE; Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Apesar de serem maioria no Brasil, são poucos os que concorrerão às principais prefeituras do país. Kamala Harris, candidata a vice-presidente dos EUA pelo Partido Democrata. Drew Angerer/AFP

 

 

Os protestos antirracistas que eclodiram nos Estados Unidos após a morte do ex-segurança George Floyd e se espalharam pelo mundo não foram suficientes para fazer os principais partidos brasileiros discutirem de forma relevante a expansão do espaço dos negros na política nacional.

A Folha ouviu dirigentes dos grandes partidos nos últimos dias e constatou haver uma pergunta para a qual, em quase todos os casos, a resposta é o silêncio ou a tergiversação: quais são os principais pré-candidatos negros da legenda às prefeituras de capital ou de grandes cidades?

Por ora, não há nenhum indicativo de que os partidos irão repetir por aqui a decisão do líder nas pesquisas à Presidência da mais poderosa nação do mundo, o democrata Joe Biden, que se viu pressionado a escolher uma senadora negra, Kamala Harris, como sua companheira de chapa.

Leia mais na Folha de São Paulo