Porto Alegre, sexta, 20 de setembro de 2024
img

RS: Justiça Federal mantém suspensão de licenciamento prévio da Mina Guaíba; Sul 21

Detalhes Notícia
Figura 1: Local de instalação da Mina Guaíba para exploração de carvão mineral, área próxima do Rio Jacuí afluente do Rio Guaíba e de toda a Região Metropolitana de Porto Alegre. (Fonte: MPF/Divulgação)

 

 

Em decisão tomada na última quarta-feira (26), a Justiça Federal manteve a validade da liminar que suspende o processo de licenciamento prévio da Mina Guaíba, que está parado desde decisão judicial anterior de 10 de fevereiro deste ano.

A Justiça definiu que o licenciamento só poderá continuar após a realização análise conclusiva pela Funai do componente indígena a ser incluído no Estudo de Impacto Ambiental e respectivo Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) do projeto. Uma vez concluída esta etapa, a Fundação Estadual De Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler (FEPAM) poderia avaliar a emissão da Licença Prévia para a Copelmi Mineração LTDA, responsável pelo projeto.

“As comunidades e organizações indígenas são partes legítimas e com capacidade processual para ingressar em juízo na defesa de seus direitos e interesses, nos termos do art. 232 da Constituição Federal”, diz a decisão da juíza Clarides Rahmeier, da 9ª Vara Federal de Porto Alegre, que deferiu o pedido feito na Ação Civil Pública de autoria do Instituto Arayara, em parceria com Associação Indígena Poty Guarani e apoiada pela 350.org.

Leia mais em Sul 21