Porto Alegre, quinta, 19 de setembro de 2024
img

Ana Cristina Rosa estreia coluna de opinião na Folha. Jornalista gaúcha escreverá todas segundas-feiras na versão impressa e plataformas digitais

Detalhes Notícia
"A ideia é abordar grandes temas. Procuro tratar tópicos do cotidiano, mas tenho dado certa atenção ao racismo, a partir da minha experiência pessoal como mulher negra", afirma Ana Cristina. Foto: Redes Sociais

Aa jornalista gaúcha Ana Cristina Rosa, 50,  que escrevia ocasionalmente na Folha, passa a ser colunista fixa do jornal a partir desta semana. Reflexões sobre cotidiano, racismo, meio ambiente e direitos humanos estão entre os temas prioritários da nova articulista.  Ela escreverá às segundas-feiras. As colunas serão publicadas na página A2 do jornal impresso e em todas as plataformas da versão digital da Folha.

Ana Cristina Rosa, vinha escrevendo como convidada, “A ideia é abordar grandes temas. Procuro tratar tópicos do cotidiano, mas tenho dado certa atenção ao racismo, a partir da minha experiência pessoal como mulher negra”, afirma a jornalista, que já refletiu sobre infância, mulheres e a pandemia. Com mais de 30 anos de vida profissional, ela vê como um reconhecimento de sua trajetória poder escrever “no espaço mais nobre da Folha”. “Acredito que seja a ambição de grande parte dos jornalistas, por isso sinto gratidão por essa oportunidade.” Ana Cristina foi repórter de política no jornal o Estado de S.Paulo, editora-assistente na revista Época e repórter na Revista Elle. Trabalhou ainda em veículos regionais gaúchos, como Rádio Guaíba e jornal Correio do Povo.

Especializou-se em Comunicação Pública e atua em assessorias de comunicação do Poder Judiciário há mais de dez anos, com passagens por Justiça do Trabalho, Justiça Estadual, Justiça Eleitoral e Justiça Federal. Hoje é assessora chefe de comunicação do Conselho da Justiça Federal.

Em 2019, foi premiada com menção honrosa na décima sexta edição do Prêmio Innovare com o projeto de Comunicação “TSE Contra Fake News”. (Equipe do site com informações da Folha de São Paulo)