Porto Alegre, quarta, 25 de setembro de 2024
img

Amigo e advogado de Lula, Teixeira e Zanin montaram esquema com escritórios de advocacia, diz denúncia do MPF; O Globo

Detalhes Notícia
Dos 26 réus, 23 são advogados, um deles ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), além de um auditor fiscal do Tribunal de Contas da União (TCU). O advogado Roberto Teixeira (à dir.) é sogro de Cristiano Zanin e compadre mais antigo do ex-presidente Lula Foto: NACHO DOCE / Agência O Globo

 

 

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou sócios de escritórios de advocacia que receberam pelo menos R$ 151 milhões da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) entre 2012 e 2018, sem comprovar o serviço prestado. O objetivo era montar uma blindagem que mantivesse o empresário Orlando Diniz no comando da entidade.

A denúncia, oferecida ao juiz Marcelo Bretas, titular da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, sustenta que os envolvidos cometeram crime federal por usar na manobra verbas do Sistema S (no caso Sesc e Senac), provenientes de contribuição social compulsória incidente sobre a folha salarial dos empresários do comércio. Portanto, dinheiro público.

Leia mais em O Globo