Porto Alegre, quarta, 25 de setembro de 2024
img

Liberação de recursos do MPRS permitirá modernização da Biblioteca Pública Natho Henn

Detalhes Notícia
Termo foi assinado pela secretária da Cultura, Beatriz Araujo. Foto: Rafael Varela/Sedac
 
O Ministério Público do Estado e o Governo do Estado firmaram nesta terça-feira (8) o termo de cooperação que resultará na modernização e na ampliação do atendimento prestado pela Discoteca Pública Natho Henn, instituição da Secretaria da Cultura (Sedac), que guarda a memória da música feita no Rio Grande do Sul e no Brasil. O governador Eduardo Leite, a secretária da Cultura, Beatriz Araujo, e o Procurador-Geral de Justiça, Fabiano Dallazen, assinaram o documento em atividade presencial na sede do Ministério Público, em Porto Alegre.
O termo prevê o repasse de R$ 165 mil, provenientes do Fundo de Reconstituição de Bens Lesados do MPRS, que serão aplicados na aquisição de equipamentos de sonorização, mobiliário, acondicionamento do acervo discográfico e bibliográfico e de informatização. Ao final da intervenção, a Discoteca estará apta a oferecer aos frequentadores um ambiente mais didático e bem estruturado, adequado a audições, ensaios, apresentações e pesquisas.
“O Ministério Público do RS é um importante parceiro da Sedac, proativo nas contribuições que buscam a preservação do patrimônio histórico e artístico do Rio Grande do Sul, material e imaterial”, afirma Beatriz Araujo. “Os recursos repassados à Discoteca possibilitarão a conservação e guarda dos materiais, equipamentos e acervos em condições ideais”, complementa.
Segundo a Diretora da instituição, Cida Pimentel, o acervo da casa guarda “tesouros” da música gaúcha, tais como partituras de autores eruditos e exemplares da primeira edição dos discos de vinil mais emblemáticos da história da música gaúcha e brasileira. “A nossa gratidão ao Fundo de Reconstituição de Bens Lesados é infinita”, diz ela. “É um reconhecimento ao valor do acervo da Discoteca e de sua importância no meio cultural como guardião da memória da música e dos compositores que construíram a riqueza e diversidade da histórica musical do Sul e do país.
Discoteca
A Discoteca Pública Natho Henn tem 65 anos. Sua fundação é anterior à própria Secretaria de Estado da Cultura.  Fundada em 1955 pelo músico que lhe dá o nome, a Discoteca ocupou vários espaços diferenciados até ser transferida para a Casa de Cultura Mario Quintana. Nathalio Henn nasceu em Quaraí, no Rio Grande do Sul, em 27 de dezembro de 1901.